Produtores debatem mercado de grãos durante Circuito Aprosoja

Publicado em 03/05/2012 11:25
As oscilações no mercado de soja e a responsabilidade dos produtores ao fazer negócios neste período foram assuntos debatidos durante o Circuito Aprosoja em Primavera do Leste, nesta quarta (2). De acordo com o relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até a última semana de abril, 90% da safra 2011/12 da oleaginosa estava negociada e quase 24% da próxima safra 2012/13 também já estão comercializados antecipadamente.
 
Para o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, esses números mostram que o produtor rural está amadurecido. “O produtor percebe o bom momento e realiza negócios. É importante que ele saiba o custo de produção e, ao perceber que o negócio dará bom resultado, realize”, afirmou.
 
Ainda segundo o Imea, com os preços da soja valorizados no mercado, a alta demanda registrada pelo grão e os estoques apertados, poderá faltar produto antes mesmo de iniciar a colheita nos Estados Unidos. O diretor-executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte, destacou durante o Circuito Aprosoja informações sobre mercado. “O produtor está dando uma clara demonstração de que aprendeu com os erros do passado. Está negociando e não esperando que os preços subam cada vez mais”, disse.
 
Sucessão Familiar – O tema central do Circuito Aprosoja este ano é “Sucessão Familiar”. O palestrante Ramiro Novak Filho, da empresa Nexus, ressaltou que é preciso discutir o assunto quando o momento familiar e econômico está tranquilo. “Também é necessário que se treine alguém com aptidão para assumir a propriedade, mesmo que outros parentes sejam parte do negócio”, explicou. Um dos grandes problemas é que, muitas vezes, a sucessão acontece por obrigação, em um momento inadequado, o que poderá causar brigas e a divisão do patrimônio.
 
O delegado-coordenador de Primavera do Leste, Fernando Cadore, disse que os produtores precisam participar de eventos como o Circuito. “Os produtores rurais precisam estar cada vez mais informados sobre novas tecnologias, mercado e outros temas estratégicos. E eventos como este trazem informações essenciais para os negócios”, afirmou.
O Circuito Aprosoja segue agora para Campo Verde e Jaciara. Acompanhe a programação do evento no blog: www.circuitoaprosoja.com.br.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário