Farelo de soja 118% mais caro em Mato Grosso

Publicado em 01/08/2012 08:08
Demanda e preços internacionais influenciaram cotações. Preferência pelo grão torna moagem menor e produto escasso.
As exportações de farelo de soja produzido em Mato Grosso atingiram neste semestre 58,47% de todo volume embarcado no ano passado. De janeiro a junho foram 2,42 milhões de toneladas frente a 4,13 milhões durante todo o ano de 2011. A demanda do mercado internacional aquecida, tanto para o grão, quanto para o farelo e o óleo de soja, justificam os volume negociados como também a valorização dos produtos. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na comparação de preços entre julho deste ano com igual período do ano passado, o farelo encareceu 118%.

Como contextualiza o Instituto, devido à possibilidade de menor produção nos Estados Unidos, a pressão sobre outros países fornecedores aumenta. “No começo do ano pagava-se R$ 594,75 por tonelada, mas devido à baixa oferta e crescente demanda internacional pelo grão as cifras atuais são de R$ 1.126,25 por tonelada em Mato Grosso, o que nos mostra uma valorização de 118% no período analisado”, destaca parte do Boletim Semanal divulgado na última segunda-feira.

Veja a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário