Colheita de soja nas Várzeas Tropicais termina nesta quarta-feira
Publicado em 10/10/2012 08:02
Encerra nesta quarta-feira, 10, o prazo para colheita de soja nas Várzeas Tropicais, composta pelos municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Dueré, Pium e Formoso do Araguaia. A partir desta data, as equipes da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária farão vistoria in loco para averiguar o cumprimento das normas. Nesta área, o plantio de soja é destinado à pesquisa científica e de produção de semente genética, onde a Ferrugem Asiática é devidamente monitorada e controlada.
De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, todo o processo desde o plantio, que iniciou em maio, foi conduzido pelos sojicultores da melhor forma possível. “O andamento das ações está dentro do planejado, restando apenas 2% da área a ser colhida. O clima ajudou, pois não houve antecipação do período chuvoso e a qualidade das sementes foi preservada”, disse.
Este ano, foram registrados apenas 05 focos de ferrugem asiática em toda a área plantada. “O produtor rural foi notificado e imediatamente todas as providências foram tomadas para o controle e combate à praga”, disse o coordenador de Defesa Vegetal da Adapec, Geroilton Ribeiro acrescentando que a área plantada de soja alcançou 35.106,69 hectares e a produção estimada é de 87.766,72 toneladas de sementes.
O sojicultor que deixar de cumprir as normas previstas na legislação estadual e federal será notificado e multado, podendo ser enquadrado na Lei de crimes ambientais.
Referência Nacional
O trabalho de controle e combate a ferrugem asiática desenvolvido nas Várzeas Tropicais do Tocantins tem respaldo científico, por isso, a Adapec em parceria com a Faculdade Católica do Tocantins levará o modelo para apresentar em Congressos nacionais ligados ao setor, para servir de referencial.
De acordo com o analista do Núcleo de Transferência de Tecnologia - Embrapa Arroz e Feijão, Carlos Matins Santiago, a cultura da Soja encontrou nesse ambiente tropical, uma ótima oportunidade no que diz respeito à produção de sementes, que são transportadas para atender a outras regiões brasileiras. “Chegando até elas, sementes de boa qualidade e recém colhidas, com ótimo vigor e germinação”, disse.
Ferrugem da Soja
Conhecida também como Ferrugem Asiática é causada pelo fungo (Phakosorapachyrhizi). A praga dissemina rapidamente entre as plantações, através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Adapec TO
0 comentário
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais