China: Importações de soja em setembro têm alta de 20% em relação a 2011

Publicado em 24/10/2012 10:52
A Administração Geral da Alfândega da China informou, nesta quarta-feira (24), que as importações de soja do país totalizaram 4,97 milhões de toneladas no mês de setembro. O volume é 20% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado. 

No período dos nove primeiros meses de 2012, as compras chinesas de soja somam 44,3 milhões de toneladas e, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, o incremento é de 18%. 

Nesta terça-feira (23), a consultoria Oil World divulgou uma nota afirmando que a China poderia ter que reduzir suas importações de soja até fevereiro de 2013 em uma tentativa de conter a alta dos preços no mercado internacional, principalmente na Bolsa de Chicago. De acordo com a consultoria, a menor oferta mundial da oleaginosa deverá exigir um racionamento, principalmente na China. 

No entanto, para Eduardo Vanin, da Agrinvest essa redução nas compras chinesas não será confirmada. Segundo o analista, o trimestre de maiores importações, sazonalmente, é o de novembro, dezembro e janeiro, que antecede o feriado lunar, período em que o consumo de óleos e carnes é bastante acentuado.

"Com isso, acredito que o carregamento dessa soja que a China comprou dos Estados Unidos será muito forte até janeiro. E assim, fica a grande questão: qual será o estoque norte-americano em 1º de março? Quanto de soja teremos efetivamente nos EUA? A China deverá continuar importando muito forte, mesmo porque não há outra soja disponível até esta data (1º de março) e depois disso, com a entrada da safra da América do Sul, a demanda poderá migrar, como é o normal". 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário