Grãos: Mercado ensaia recuperação depois de recuo na sessão anterior
Publicado em 30/10/2012 11:12
A soja, o milho e trigo operam em terreno positivo na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (30), com os principais vencimentos dos grãos operando próximos da estabilidade, ensaiando uma recuperação depois do forte recuo de ontem. Na sessão de segunda-feira (29), os futuros da soja encerraram o dia perdendo mais de 30 pontos.
Para Steve Cachia, analista de mercado da Cerealpar, o movimento de ontem foi bastante técnico e as baixas foram bastante exageradas dado o momento pelo qual passam os preços no mercado internacional. Cachia explicou ainda que a chegada do furacão Sandy aos Estados Unidos também esfriou os negócios, preocupou os mercados e fez com que muitos fundos preferissem ficar fora do mercado neste pregão de segunda-feira, o que contribuiu para as baixas.
Entretanto, explicou ainda que, com as quedas, os preços acabam se tornando mais atrativos para os investidores, que voltam ao mercado e confirmam a demanda mundial ainda se mostra muito aquecida, principalmente pela soja norte-americana e por parte da China.
"Se olharmos o cenário macro de médio e longo prazo a história de oferta reduzida e estoques baixos continua, por isso o mercado volta a subir", diz Cachia.
Depois de uma acomodação do mercado, os investidores passam a enxergar com mais clareza que o quadro de oferta x demanda no médio e longo prazo permanece bastante apertado e, além disso, em algum momento será necessário, novamente, um racionamento da demanda pela oleaginosa. "Com isso, entende-se que esse racionamento virá com um preço mais elevado e, consequentemente, os preços que estão sendo praticados hoje são considerados baratos", reafirmou o analista.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário

Complexo Soja: Óleo sobe mais de 1% nesta 6ª feira e puxa preços do grão na Bolsa de Chicago

Preços da soja no BR estão lateralizados com Chicago e dólar variando em uma faixa estreita de referências

EUA venderam somente 1,1 mi de t de soja 25/26 antecipada, precisa da China e alerta mercado

Soja devolve os ganhos em Chicago e trabalha com leves baixas nesta 4ª; farelo e óleo estáveis

Soja tem leves altas em Chicago nesta terça-feira acompanhando o petróleo

Com dólar em queda e conflitos no Oriente Médio, Victor Cazzo destaca o momento ideal para negociar a soja