China volta ao mercado e soja registra mais uma sessão de alta na CBOT
Publicado em 06/12/2012 10:38
Nesta quinta-feira (6), a soja registra mais uma sessão de preços em alta na Bolsa de Chicago. Os futuros da oleaginosa sobem pelo quarto dia no mercado internacional focando
-se nos seus fundamentos ainda positivos e nas incertezas sobre a América do Sul.
Para Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, o mercado observa com muita atenção o patamar dos US$ 15 por bushel, tentando ultrapassar essel nível de preço nos próximos dias. Para isso, se apoia nos fundamentos.
Os investidores ainda têm como foco principal na Bolsa de Chicago a estreita relação entre oferta e demanda. A procura por soja se mantém muito firme e notícias de que a China estaria voltando ao mercado dá novo fôlego ao avanço dos preços.
"Há indicativos de que novos volumes de grãos serão adquiridos pela China nesta quinta-feira e há a necessidade por parte da nação asiática da compra de 3 a milhões de toneladas nessa semana e na semana que vem. Os estoques locais baixaram, os esmagadores chineses estão tendo boas margens de lucro neste momento, então, é essa hora em que eles entram fazendo compras adicionais ou para recompor seus estoques", explica Brandalizze.
Paralelamente, há ainda a questão climática na América do Sul. Como já vem sendo sinalizado pelos analistas, o mercado ainda não é completamente climático já que a safra sulamericana ainda conta com um longo caminho para o seu desenvolvimento.
Porém, situações pontuais de falta de chuvas no Sul do Brasil e do severo atraso no plantio da soja na Argentina em função das precipitações excessivas já começam a atrair a atenção dos traders. Entretanto, essas informações ainda não são as protagonistas de movimentos mais intensos de alta ou de baixas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp?
Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
0 comentário
Mercado da soja encerra semana sob pressão sazonal em Chicago e cautela com eleições e câmbio no Brasil
Plantio de soja de MT atinge 10,23% e mantém atraso inicial, diz Imea
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil