Agroconsult estima safra brasileira de soja em 84 milhões e de milho em 74,7 milhões de toneladas

Publicado em 17/01/2013 11:08
A Agroconsult revisou as projeções para as safras 2012/2013 de soja e milho, indicando novos recordes. A produção de soja foi revisada em mais 900 mil toneladas, chegando a 84 milhões de toneladas. Já a de milho passou para 74,7 milhões de toneladas, com o milho verão alcançando 37,2 milhões de toneladas e o safrinha, 37,5 milhões de toneladas.

Chuvas regulares que favoreceram muito a cultura do milho durante a fase crítica de desenvolvimento, em sua maior parte, levaram a Agroconsult a revisar positivamente as estimativas de produtividade para a região Sul e São Paulo. O mesmo ocorreu nas lavouras de soja.

No Oeste do Paraná, 55% das lavouras de soja estão em maturação e parte das áreas foi colhida na primeira quinzena de janeiro. No Sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas irregulares prejudicaram o desenvolvimento das lavouras super precoces, mas as precoces e tardias apresentam bom desenvolvimento com previsão de boas produtividades.

No Mato Grosso, a colheita atinge 1% das áreas, com produtividades entre 50 e 54 sacas por hectare nas regiões Oeste e da BR 163.

Já as lavouras de milho verão de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão sofreram com uma estiagem que durou mais de 20 dias em algumas regiões. Embora poucas lavouras tenham sido afetadas durante o período de pendoamento, o estresse hídrico prejudicou o desenvolvimento, levantando dúvidas quanto ao potencial produtivo da safra nestes estados. As chuvas já voltaram a cair nessas regiões e as previsões para as próximas semanas apontam regularização do regime de chuvas. As estimativas de produtividade nesses estados, que apontavam aumento, foram revisadas e agora indicam estabilidade em relação à safra passada.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agroconsult

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário