Safra 2012/13: Emater-RS divulga novo boletim de acompanhamento das safras no estado

Publicado em 15/02/2013 10:24
Arroz – A semana não trouxe alterações na evolução da cultura, que se encontra em bom desenvolvimento e com a maioria das lavouras (38%) em plena fase de floração. Estas e as que se encontram em fase de enchimento de grãos (23%), apresentam muito bom potencial produtivo. A colheita também começa a tomar impulso, alcançando 2% do total semeado nesta safra. Os rendimentos obtidos até o momento têm girado ao redor dos 7,5 mil kg/ha, ficando dentro do previsto. Na comercialização, que se mostrou fraca devido aos feriados de carnaval, a saca de 50 kg ficou em R$ 33,61, marcando uma variação de -1,03%%.

Soja – Apesar da pouca precipitação, com volumes baixos e de distribuição irregular entre as regiões produtoras, as lavouras ainda apresentam boas condições. Apenas em áreas localizadas no norte e noroeste do Estado é que a preocupação é maior. Nestas zonas, a falta de chuvas continua a comprometer o desenvolvimento, causando abortamento de flores e queda de vagens. A falta de umidade do solo vem sendo agravada pelas altas temperaturas durante o dia e ventos secos e frios do quadrante Leste ao amanhecer, o que eleva a evapotranspiração e leva rapidamente as plantas a apresentarem sintomas de murcha. Nos solos mais rasos e pedregosos, está ocorrendo morte de plantas, com perdas irreversíveis mesmo que volte a chover. 

Clique aqui e confira o boletim na íntegra  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário