Safra 2012/13: Emater-RS divulga novo boletim de acompanhamento de safras no estado

Publicado em 21/02/2013 16:29
Arroz - A safra 2013 evolui de forma satisfatória com as lavouras intensificando o processo de maturação, alcançando, nesta semana, 13% do total. Nesse sentido, 4% delas já foram colhidas com rendimentos dentro do previsto. Esse percentual poderia ser maior não fosse o tempo úmido e com chuvas ocorridas nos últimos dias, que limitou os trabalhos de campo. As lavouras que se encontram nas demais fases de evolução apresentam, também, bom desenvolvimento, não sendo visíveis maiores empecilhos para obtenção de uma boa produção. Com o início da colheita, o mercado dá sinais que não haverá motivos para grandes alterações em termos de cotações para o produto. No momento, a saca de 50 kg segue com tendência de baixa, sofrendo uma desvalorização de 1,19% no preço médio em âmbito estadual, estacionando em R$ 33,21 quando pagos ao produtor.

Soja - Se para o milho as chuvas foram benéficas, para a soja, pode-se dizer que elas praticamente garantiram a safra. Isso porque, na soma, 97% das lavouras encontram-se em fase crítica quanto à deficiência hídrica (floração/formação dos grãos). A manutenção de um bom percentual de umidade no solo durante esse período tranquiliza o produtor nesse sentido, dando indícios de bons rendimentos. A confirmação desse cenário se dará dentro de poucos dias, uma vez que as primeiras lavouras começam a entrar em maturação e deverão ser colhidas brevemente. Apesar de as cotações médias permanecerem praticamente estáveis nos últimos trinta dias, elas ainda se encontram em patamares em relação ao ano anterior. Na atual semana, a saca de 60 kg ficou cotada em R$ 57,16. Uma diferença de 21,4% em relação ao preço de um ano atrás, nesta mesma época.

Clique aqui e confira o boletim na íntegra  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário