Soja: À espera do USDA, mercado segue operando sem direção
Publicado em 25/03/2013 14:58
e atualizado em 25/03/2013 16:22
Na sessão desta segunda-feira (25), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago operam sem um direção definida à espera dos próximos números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga na quinta-feira (28). Ao longo dos negócios de hoje, o mercado já transitou pelos dois lados da tabela, porém, por volta das 14h30 (horário de Brasília), trabalhavam no vermelho, perdendo pouco mais de 4 pontos nos principais vencimentos.
À espera por essas novas informações, os investidores operam em compasso de espera, atuando com mais cautela e optando por mais uma sessão de realização de lucros. "Esses números vão dar uma indicação se a situação nos Estados Unidos está mais apertada, como muitos imaginam, e isso pode dar um bom direcionamento para o mercado a partir da semana que vem", afirma o analista de mercado Glauco Monte, da FCStone.
O que limita as baixas no mercado internacional e o anúncio da venda de 234 mil toneladas de soja dos EUA para a China da safra nova e também os embarques semanais norte-americanos, que ficaram acima do registrado na semana passada. Além disso, no cenário fundamental a situação ainda é a mesma de uma oferta mais ajustada e de demanda extremamente aquecida.
Logística brasileira - Ao mesmo tempo, o mercado ainda sente a influência dos gargalos logísticos do Brasil. As estradas e portos continuam sofrendo com o congestionamento e o escoamento da safra brasileira segue comprometido e forçando, segundo analistas, uma volta da demanda para os EUA.
"Estamos com a entrada da safra brasileira bem forte agora, apesar de problemas pontuais, e isso está pressionando os prêmios agora e pode pressioná-los mais para frente", explica Monte. O analista diz ainda que os Estados Unidos estão vendendo um volume um pouco maior do que se imaginava e aqui no Brasil exportamos em um ritmo mais lento do que deveria estar sendo feito, o que pesa sobre o mercado.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto