Safra 2012/13: Emater-RS divulga boletim de acompanhamento de safras do Rio Grande do Sul

Publicado em 01/04/2013 11:16
Arroz - A colheita já atinge 45% do total plantado este ano, sendo que em algumas áreas o percentual é maior, como em Barra do Quaraí que atinge 60%. A produtividade, de maneira geral, está dentro das estimativas, sendo que em alguns casos, se apresenta menor em relação ao ano anterior, devido às condições climáticas adversas, como frio na floração e ocorrência de doenças pelo excesso de umidade. As barragens estão com boa reserva de água ainda, sendo que algumas estão completamente cheias. Em termos e preços o produto segue com cotações em queda, marcando nesta semana uma diminuição de 0,42% no preço médio da saca de 59 kg, ficando a mesma em R$ 31,12.

Soja - Com as boas condições climáticas das últimas semanas, as lavouras entram na fase de formação do grão e maturação com boas perspectivas de colheita, mesmo que algumas de ciclo precoce apresentem potencial de produtividade inferior ao esperado incialmente. Todavia, entre as lavouras de soja precoce, já colhidas, há de se destacar as áreas de soja irrigada, cuja produtividade (60 sacas por hectare) é mais de 50% superior as áreas de soja precoce não irrigada. Em termos gerais a colheita no Estado chega a 25% do total semeado neste ano, com outros 29% já maduros para a colheita. Nos últimos dias a alta umidade do ambiente favoreceu o desenvolvimento da ferrugem asiática e doenças de final de ciclo, o que provocou a continuação e a intensificação dos tratamentos com fungicidas.

Clique aqui e veja o boletim na íntegra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário