Produção de soja poderá ficar acima da esperada no Rio Grande do Sul
Em relação à comercialização da soja, as cotações da saca de 60 kg oscilam dentro de patamares considerados normais para a cultura. Nesta semana, houve redução de 0,97% nos preços em relação ao período anterior, ficando em R$ 53,97.
Com a colheita da soja praticamente concluída, a atenção dos agricultores volta-se para a retirada do milho das lavouras, etapa que deverá intensificar-se a partir de agora. No momento, pouco mais de 80% do total cultivado no Estado com milho já foram colhidos. De maneira geral, a atual safra de milho está bastante adiantada se comparada com anos anteriores, fato que vem sendo observado ano após ano, com os produtores optando, cada vez mais, por variedades precoces.
Outro fato a destacar é que nesta safra muitos agricultores - que costumavam repetir a área novamente com milho - este ano optaram por cultivar a soja devido aos bons valores da leguminosa. Como consequência, a quantidade de lavouras de milho plantadas no tarde (dezembro/janeiro) é bem menor. O número reduzido de lavouras em enchimento de grãos para esta época do ano (2%), se comparada à média histórica (11%), comprova essa tendência.
Em relação às lavouras de milho já maduras, o bom clima observado recentemente, com chuvas regulares e temperaturas amenas, teve reflexos no potencial produtivo das áreas cultivadas, mantendo os rendimentos acima das expectativas iniciais.
Com o mercado abastecido e sem maiores preocupações quanto à falta de milho, os preços apresentam tendência de baixa. A cotação da saca de 60 kg registrou queda de 1,84% durante a última semana, ficando em R$ 24,05, quando negociada diretamente pelo produtor.
Outro grão cuja colheita encaminha-se para o final é o arroz. Os produtores já colheram 95% da área semeada no Estado. Os restantes 5% deverão ser finalizados em breve, uma vez que as lavouras já se encontram maduras e prontas para serem colhidas. As produtividades do arroz, assim como a qualidade dos grãos, mantiveram-se constantes, fazendo com que as expectativas de uma boa safra se concretizassem. O Estado deverá colher aproximadamente 8 milhões de toneladas.
0 comentário

Abiove reduz safra de soja do Brasil em 2025, amplia exportação de óleo após decisão sobre biodiesel

Produtores de soja em Roraima podem realizar plantio a partir de 19 de março

Soja dá sequência à semana tranquila e de poucas variações na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira

Soja mantém preços ainda sustentados no mercado brasileiro com força dos prêmios elevados

Descubra o momento certo para vender com segurança e lucro e veja como ganhar mais da porteira para fora

Anec eleva previsão de exportação de soja do Brasil em março para mais perto de recorde