Fórum Soja Brasil reúne líderes rurais e indígenas na Expointer 2013

Publicado em 21/08/2013 09:35

A polêmica demarcação de terras indígenas, que tem causado conflitos intensos nos últimos meses, é o tema do Fórum Soja Brasil, na noite de quinta-feira, dia 29, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). "Questão Indígena e Justiça Social" é o assunto mais polêmico da agenda de eventos do Canal Rural, na Expointer 2013, a partir de sábado, dia 24 de agosto. O painel reunirá, na Casa RBS,  representantes de agricultores e de indígenas, além de parlamentares, com apresentação do jornalista João Batista Olivi. O evento é uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil).

O diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, explica que a  escolha do tema tem base na ideia de que a demarcação de terras indígenas, tal como é feita hoje, viola os direitos fundamentais e causa insegurança jurídica no campo. "Milhares de produtores estão perdendo as suas terras e, além de prejuízo social, existe um prejuízo econômico, porque essas terras estão saindo do sistema produtivo, o que, em curto prazo, vai gerar inflação e prejuízo para todo o país." O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, abrirá o fórum com o presidente da Aprosoja RS, Ireneu Orth, também prefeito de Tapera (RS).  

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul  (Famasul), Eduardo Riedel, um dos painelistas do fórum, ressalta que os produtores rurais de MS e região estão bastante mobilizados contra as demarcações. "Muitos têm as propriedades há mais de cem anos na família e, agora, estão sendo chamados a pagar uma conta que não é deles, feridos neste direito que lhes é legítimo". Riedel acredita que para equacionar a situação, o governo poderia adquirir terras e não retirar as que têm proprietários. "Este não é um movimento contra índigenas e sim contra um estado de direito. A compra de terras poderia ser uma solução para os dois lados", enfatiza. Os argumentos dos representantes do agronegócio no painel serão reforçados pelos deputados federais Jerônimo Goergen e Luis Carlos Heinze, além do advogado Rudy Ferraz, consultor jurídico da Frente Parlamentar da Agropecuária. 

No outro lado dessa polêmica no painel estará o vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Roberto Liegbott. O dirigente comenta que o espaço para a discussão é muito importante para apresentar o tema em todos os seus detalhes à sociedade. "Queremos mostrar o direito dos índios e muitas pessoas da sociedade não conhecem a discussão a fundo, então quanto mais pudermos disseminar o assunto, melhor para todos".  O  coordenador do Conselho de  Articulação do Povo Guarani no Rio Grande do Sul, Maurício Gonçalves, também participará da fórum.

O “Fórum Soja Brasil – Questão Indígena e Justiça Social” poderá ser acompanhado ao vivo pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br). Pelo mesmo site, será possível participar ao vivo com chat interativo. O internauta também poderá participar com perguntas pela página do projeto no Facebook (facebook.com/ProjetoSojaBrasil).  No sábado, dia 31, o painel será veiculado no Canal Rural a partir das 19h. No final de setembro, o Projeto Soja Brasil promove o lançamento do plantio de soja na safra 2013/2014, em Sinop (MT).

Expedição percorrerá 40 mil quilômetros

Iniciado em julho, nos Estados Unidos, o Projeto Soja Brasil se encerra em março de 2014 durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). Até lá, serão percorridos mais de 40 mil quilômetros acompanhando a safra do grão desde o planejamento do plantio até a colheita nas principais regiões produtoras do Brasil. Nos Estados Unidos, a equipe do projeto mostrou todos os detalhes das lavouras na chamada Corn Belt, maior região produtora de soja no mundo. Por lá, os repórteres documentaram a realidade dos produtores que enfrentam problemas com o clima e com pragas, como o besouro japonês. As próximas etapas fora do país incluem passagens pelo Uruguai, Argentina e Paraguai.

A Expedição Soja Brasil começa em outubro e vai percorrer lavouras de 13 Estados nas principais regiões produtras de soja no país. Produtores, líderes do setor, trabalhadores nas lavouras, profissionais da área e estudantes terão a oportunidade de acompanhar de perto as novidades e os desafios de mais um cultivo. A expedição é composta por duas equipes com jornalistas do Canal Rural, pesquisadores da Embrapa, consultores da Safras & Mercado e especialistas da Aprosoja Brasil. E, em breve, toda a aventura pelas lavouras poderá ser acompanhada por um aplicativo gratuito, que poderá ser baixado em tablets e smartphones.

O Projeto Soja Brasil tem o patrocínio de Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland, com apoio de Yara Brasil. O Soja Brasil é realizado pelo Canal Rural e pela Aprosoja Brasil e conta com a consultoria de Safras & Mercado e coordenação técnica de Embrapa.

Confira mais notícias no site do projeto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Soja Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário