Soja dá continuidade ao movimento de alta em Chicago nesta 4ª feira

Publicado em 25/09/2013 07:45

Com o sentimento de que as chuvas que foram registradas no Meio-Oeste dos EUA, principal região produtora do país, chegaram tarde demais, o mercado internacional da soja dá continuidade aos avanços de ontem e trabalham em campo positivo na manhã desta quarta-feira (25). No pregão eletrônico da Bolsa de Chicago, os contratos mais negociados subiam mais de 7 pontos. Milho e trigo também tinham pequenas altas. 

Segundo analistas, os números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou na última segunda-feira (23) mostraram que o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições se manteve em 50% em relação a semana anterior. No milho, as plantações de milho registraram uma pequena melhora. 

Assim, as expectativas do mercado de que a nova safra de soja norte-americana seja menor do que as estimativas iniciais voltam a dar impulso às cotações na CBOT. No entanto, ainda há muita divergência entre as projeções. O percentual de área colhida ainda é baixo e por isso não há um consenso entre os analistas de como será a produtividade efetiva nessa temporada. Entre as consultorias privadas, há projeções de 84 a 88 milhões de toneladas. 

Veja como fechou o mercado nesta terça-feira (24):

CBOT: Soja tem sessão positiva e fecha o dia com leve alta

Em um movimento de correção técnica, o mercado internacional da soja fechou a sessão desta terça-feira (24) em alta na Bolsa de Chicago. Ao longo do dia, os principais vencimentos registraram ganhos de dois dígitos, porém, encerraram os negócios com altas de pouco mais de 4 pontos. O contrato novembro, referência para a safra dos EUA, fechou a US$ 13,12/bushel. 

A reação do mercado veio após sessões consecutivas de queda, com o mercado recuando frente às chuvas que chegaram ao Meio-Oeste dos EUA, principal região produtora do país. Assim, os investidores apostavam em uma melhora nas condições das lavouras norte-americanas, o que não aconteceu. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), em seu último relatório de acompanhamento de safra, manteve seu índice de plantações em boas ou excelentes condições em 50%, mesmo número da semana anterior. 

“O sentimento é de que as chuvas tenham vindo tarde demais na soja. Preferiria não considerar a alta de hoje como uma tendência, já que temos o início da colheita, cerca de 3% da área da oleaginosa já foi colhida até o momento. Nos últimos anos, o percentual era de 9%, há uma lentidão, mas a entrada física do produto no mercado impede uma recuperação nos preços no curto prazo”, afirma o consultor de mercado da Safras & Mercado, Flávio França. 

Tanto para França quanto para Ênio Fernandes, consultor em agronegócio, as baixas que vêm sendo registradas pelo mercado são pontuais, dado o suporte que os preços deverão ter da expressiva demanda mundial pela oleaginosa frente a uma oferta ainda bastante ajustada vinda dos Estados Unidos. Entretanto, o mercado, aos poucos, vai dividindo sua atenção entre os resultados que chegam sobre a colheita dos EUA e o ínicio do cultivo da nova safra da América do Sul. 

Ainda há muita divergência sobre o resultado final da nova safra norte-americana de soja. O percentual de área colhida ainda é baixo e por isso não há um consenso entre os analistas de como será a produtividade efetiva nessa temporada. Entre as consultorias privadas, há projeções de 84 a 88 milhões de toneladas. 

“Tem gente dizendo que a safra não é tão ruim, mas um fator significativo é que as lavouras pararam de piorar e existe uma estabilidade daqui pra frente em termo de safra, pois o que tinha que perder já perdeu. E agora na colheita poderemos ter uma avaliação melhor, o que tinha que dar na safra dos EUA já deu, a menos que haja uma surpresa no próximo relatório do USDA”, disse França. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário