Argentina: Governo e produtores estudam melhor maneira para liquidar safra de grãos

Publicado em 03/02/2014 15:12

O Chefe de Gabinete de Ministros da Argentina, Jorge Capitanich, confirmou que irá se reunir com o setor cerealeiro do país, em meio a advertências de sanções a respeito da venda de exportações.

Agora, os exportadores não podem vender o que não exportam e não podem exportar se os produtores preferem não vender. 

Depois de confirmar que o encontro com o setor cerealeiro será para definir a "liquidação de exportações", esclareceu que ainda "segue um estoque da safra anterior e uma projeção de safra com ingressos de renda externa entre US$27.000 milhões e US$29.000 milhões.

Em uma coletiva de imprensa, Capitanich disse: "pretendemos verificar uma metodologia que nos permita fazer com que o fluxo de vendas seja compatível com o balanço de renda, uma questão de entendimento entre as partes ou senão vamos estudar e analisar outros tipos de medidas ou iniciativas".

Junta Nacional de Grãos

Alguns produtores, como Alfredo Camiletti, veem com bons olhos a criação de uma Junta Nacional de Grãos, mas que nesta junta haja a participação de cooperativas para que a entidade seja uma ligação entre o público e o privado e não seja somente o Estado monopolizando a comercialização.

"Há muitos lugares do mundo onde existem organismos similares. Essa junta poderia estabelecer um preço mínimo para regular o mercado, beneficiando assim os pequenos produtores", disse Camiletti ao Urgente24.

(Com informações do Urgente24)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário