Condições climáticas serão determinantes para safra de soja no RS

Publicado em 13/02/2014 16:58

Com quase 90% das lavouras de soja em floração e enchimento de grãos – fases em que as plantas são mais suscetíveis à falta de umidade -, as condições climáticas dos próximos dias serão determinantes para a cultura da soja no Rio Grande do Sul. “Até o momento, registramos problemas e perdas pontuais em algumas localidades, o que não deve afetar a produção como um todo. Entretanto, se não tivermos chuvas nos próximos dias, a safra estará comprometida”, afirma o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri.

Conforme informações divulgadas pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (13/02), a previsão meteorológica para o período de 14 a 20 de fevereiro indica chuva significativa em todo o Estado, principalmente nas regiões próximas a Santa Catarina, na Serra do Nordeste e na região de Torres. As temperaturas devem diminuir consideravelmente até a segunda-feira (17/02), com mínimas entre 13°C e 19°C. No decorrer da semana, as temperaturas se elevam gradativamente e o ar fica bastante abafado. As máximas previstas ficam em torno 32° C e 35°C, nas regiões mais quentes do Rio Grande do Sul. 

Algumas lavouras começam apresentar problemas com a falta de umidade, como queda de folhas e de vagens recém-formadas. Além disso, as altas temperaturas registradas em algumas regiões provocaram o abortamento floral em diversas lavouras. “A ocorrência de chuvas de forma generalizada deve reestabelecer o potencial produtivo da soja”, explica Rugeri.

As condições climáticas também prejudicaram as lavouras de milho que estão em floração e enchimento de grão. Estas áreas, por terem recebido pouca chuva, começam a apresentar sintomas de estresse hídrico, o que reduzirá a produtividade final da cultura. Por outro lado, as áreas já colhidas apresentaram excelentes resultados, fato que poderá contrabalançar positivamente a média estadual. A perspectiva de boas chuvas na próxima semana traz alento aos produtores que possuem lavouras em fase de risco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    Bom dia

    O estado do RS, ja tem perdas consideraveis, e com a pouca chuva que caiu na parte central (apenas 10mm) as perdas podem continuar, pois a previsao indica precipitação somente para o proximo dia (20/02) como ja estava 14 dias sem chuva e com temperatura em torno de 40°C, com mais uma semana as perdas só irão aumentar, e este caso não e tão pontual assim, pois existem diversar regiões com esta situação.

    0