Na Bloomberg: Estatal chinesa Cofco compra 51% da trading Nidera para aumentar abastecimento de alimentos no país
Empresa estatal chinesa Cofco compra 51% da trader Nidera para aumentar produção de alimentos
A Cofco Corp., maior empresa de alimentos da China, fechou um acordo para a compra de 51% da trading holandesa Nidera BV, para expandir a produção de alimentos no país.
A empresa chinesa pretende expandir sua rede comercial ao vincular-se à Nidera, que tem vendas anuais de mais de US$ 17 bilhões. A empresa holandesa de capital fechado tem “plataformas fortes” para a aquisição de grãos no Brasil, Argentina e Europa Central.
O acordo foi avaliado em US$ 4 bilhões, incluindo a dívida. A Cofco não informou quanto pagou pela participação na empresa holandesa, que comercializa grãos, oleaginosas, óleos vegetais, farelo e produtos de bioenergia.
A China está tentando garantir o abastecimento do país, já que o aumento da renda de sua população está provocando um aumento do consumo de alimentos ricos em proteína, causando pressão sobre a terra, água e recursos agrícolas.
O país, que é o maior comprador de soja do mundo, irá começar a permitir mais importações agrícolas, através da mudança de uma lei interna que poderá ajudar exportadores de países como Estados Unidos e Ucrânia.
A compra de uma parcela da Nidera está “em linha com a estratégia de fazer da Cofco uma empresa de padrão global”, informou Frank Ning, presidente da empresa.
A gestão da Nidera continuará a mesma e seus atuais acionistas não irão sair. As empresas irão buscar aprovações regulamentares para a transação nos próximos meses. “Os mercados asiáticos e da China são de grande importância para a Nidera”, afirmou o CEO Ton van der Laan.
A Nidera emprega cerca de 3.500 pessoas no mundo, das quais cerca de 1.500 trabalham em sua subsidiária na Argentina e é um dos principais exportadores de grãos em todo o mundo.
Informações: Bloomberg
Tradução: Fernanda Bellei
0 comentário

Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado

Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses

Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária

Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar

Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira

No Senado, CNA debate moratória da soja