Produtividade da safra mato-grossense de soja superou 2013

Publicado em 28/04/2014 08:25
Balanço final do Imea mostra que rendimento, apesar das adversidades, cresceu 5,11% nesta safra em MT

A produtividade da safra mato-grossense de soja, 2013/14, fechou o ciclo com crescimento de 5,11%, conforme balanço final divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Apesar das adversidades climáticas e fitossanitárias, especialmente registradas entre fevereiro e março deste ano, o rendimento por hectare ficou em 52 sacas, volume que supera o saldo dos últimos dois anos, quando o resultado registrou 50 sacas.

Se por um lado a produtividade ficou duas sacas abaixo do esperado inicialmente pelo Imea – projeção apontava 54 sacas até meados de janeiro - o saldo desta safra foi positivo, pois por mais um ano consecutivo o Estado superou o próprio recorde de produção e de área plantada e finda novamente o ano-safra da cultura como o maior produtor nacional, responsável sozinho por um terço da oferta brasileira. A produção inédita de 26,15 milhões de toneladas (t) é 10,5% maior que o resultado anterior, de 23,60 milhões t, até então o recorde. A área cultivada cresceu 5,2% ao passar de 7,91 milhões de hectares (ha) para 8,32 milhões, mais um número histórico ao Estado. Mesmo com problemas graves em decorrência das chuvas e de doenças e pragas que comprometeram o desenvolvimento das lavouras, a expansão da produção, em uma avaliação relativa, foi duas vezes maior que a variação territorial, ou seja, a oferta cresceu 10,5% enquanto a superfície, 5,2%.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário