Oil World aumenta estimativa para a safra mundial de soja considerando safrinha no Brasil e no Paraguai

Publicado em 30/04/2014 17:08

A Oil World aumentou sua estimativa para produção mundial de soja depois que produtores no Brasil e no Paraguai optaram pelo plantio da oleaginosa na safrinha. Assim, a última projeção da consultoria alemã é de 281,9 milhões de toneladas, contra as 279,68 milhões estimadas em março. O número é maior ainda do que o registrado há um ano em cerca de 6,1%. 

Para a produção do Brasil, a Oil World estima 86,2 milhões de toneladas, 2% a mais do que a última previsão. O último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicou a safra brasileira de soja em 86,1 milhões de toneladas. Para o Paraguai o aumento estimado é de 9%, com a colheita do país podendo chegar a 8,5 milhões de toneladas.

Frente a isso, a consultoria acredita que o mercado internacional da soja deverá ficar ligeiramente mais pressionado no médio prazo. No entanto, afirma ainda que isso poderia ser revertido caso o clima para o plantio da nova safra dos Estados Unidos seja desfavorável, atrasando e comprometendo os trabalhos de campo. 

A opção de muitos produtores brasileiros e a paraguais pelo cultivo da safrinha de soja é reflexo da forte alta dos preços que a commodity vem registrando. Só este ano, diante da escassez de produto nos Estados Unidos e da intensa demanda mundial por soja, principalmente por parte da China, as cotações já somam ganhos de 16% na Bolsa de Chicago. 

De acordo com números da consultoria, a área com plantio de soja safrinha pode chegar a 750 mil hectares no Brasil, contra 130 mil do ano passado. Já no Paraguai, a área deverá ser de 550 mil hectares. Com isso, a Oil World acredita que essa segunda safra poderá ser de cerca de 3 milhões de toneladas com a colheita entre junho e julho. 

Ainda segundo números da Oil World, as importações mundiais de soja nesta temporada deverão ser de 111,9 milhões de toneladas. Desse total, a China, principal importadora mundial, deverá responder por 69 milhões de toneladas, de acordo com o relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

Com informações da agência internacional Bloomberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário