Clima permite ao Tocantins cultivar soja em vazio sanitário

Publicado em 28/05/2014 07:58
Estado deverá ser fornecedor da oleaginosa tanto para cultivo quanto para pesquisa

Um dos poucos locais autorizados a cultivar soja durante a entressafra, o Tocantins, em 2014, deverá se tornar um importante fornecedor de semente da oleaginosa tanto para cultivo, quanto para pesquisa. Com características climáticas favoráveis e acompanhamento da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Tocantins se tornou apto a produzir o grão em um período conhecido como vazio sanitário, determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para evitar o contágio das lavouras por uma praga conhecida como Ferrugem Asiática da Soja, causada pelo fundo Phakopsora pachyrhizie.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, todas as lavouras de soja, cultivadas no Tocantins em uma região conhecida como Planícies Tropicais (entre os municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão), passam por um minucioso acompanhamento da agência, no sentido de garantir que não haja casos de Ferrugem Asiática. “Com características de subirrigação e um clima com umidade quase desértica, nós temos a região das Planícies Tropicais, onde percebemos a possibilidade de produzir soja sob um rigoroso controle sanitário e segurança de produção junto ao Ministério”, completou.

Uma portaria do Ministério da Agricultura permite ao Tocantins o plantio de soja durante o vazio sanitário apenas para a produção de sementes e para a pesquisa. Desta forma, aliando esta autorização a características extraordinárias de chuvas na safra 2012/2013, que prejudicou a sojicultura, a expectativa é que a área plantada e o volume de produção sejam melhores do que os da safra anterior. “No ano passado, tivermos uma média de 42 mil hectares de área plantada e 126 mil toneladas de soja produzidas. Para este ano esperamos aumentar um pouco estes números e suprir a demanda tanto por semente, quanto para pesquisa em todo o Brasil”, explicou Michelin.

Durante o mês de maio, conforme o diretor da Adapec, os produtores estão em fase de plantio da oleaginosa para que ela seja colhida pouco antes do início da safra oficial. A soja colhida durante o período de entressafra é vendida como semente para produtores do Brasil inteiro plantarem durante o período liberado para a safra pelo Mapa.

De acordo com o produtor Josimar Spinardi da Rosa, a autorização de cultivo do grão durante o vazio sanitário possibilita a produção de uma semente de alta qualidade justamente pelo clima seco que dificulta a contaminação da lavoura com a Ferrugem Asiática, ou com outra praga conhecida como mofo branco. “Esta época é muito importante porque a nossa soja é 100% para a semente e, como não temos grande incidência de chuvas, conseguimos produzir um grão de alta qualidade”, pontuou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado de TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • leandro fabiani São José dos Campos - SP

    Este exemplo de produção de soja fora da época recomendada oficialmente pela pesquisa deixa claro a real possibilidade de soja safrinha. Controle especializado de pragas/doenças e risco calculado dependendo do alcance de cada adepto a esta prática.

    Seria importante alguns agricultores fazerem visitas e reuniões direcionadas a troca de informações com os que estão a mais tempo nisso. Em minha agenda para este inverno já tenho reservado data para passar uns dias no município de Lagoa da Confusão no Tocantins.

    0