Soja: Antes de números do USDA, mercado opera na defensiva na CBOT

Publicado em 06/06/2014 12:45

Nesta sexta-feira (6), o mercado internacional da soja caminha de lado na Bolsa de Chicago. As cotações da oleaginosa não apresentam uma direção definida, os futuros vêm testando os dois lados da tabela e as oscilações são bem pouco expressivas neste pregão regular. Segundo analistas, o mercado carece de novas informações para que volte a registrar movimentações mais expressivas.

Além dos números de oferta e demanda mexendo com o andamento do mercado, há também movimentos técnicos que influenciam os preços. Nesta semana, muitos fundos de investimento venderam suas posições mais curtas - principalmente o contrato julho - para comprar as mais distantes, como o vencimento novembro, que é referência para a nova safra norte-americana. 

De acordo com Bryce Knorr, analista de mercado do site norte-americano Farm Futures, as posições mais curtas mantém seu foco na situação dos estoques da safra velha dos Estados Unidos extremamente apertados frente à atual força da demanda mundial. Entretanto, explica ainda que apesar disso, o mercado ontem foi pressionado pelos baixos números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para as exportações semanais da safra 2013/14. 

Enquanto o mercado apostava em um volume entre 100 e 125 mil tonelas, as vendas somaram apenas 41,3 mil toneladas. Ainda assim, esse número, considerado não tão alto, elevou o acumulado no ano para quase 45 milhões de toneladas, enquanto a estimativa para todo a temporada comercial é de 43,5 milhões de toneladas. 

Assim, o mercado observa também como caminha a demanda de importação de soja dos Estados Unidos, ainda de acordo com Knorr, que salienta a atenção dos investidores para a movimentação dos navios que chegam aos portos do país. Alguns locais, onde há forte produção de suínos e frango, já contam com essas compras para o esmagamento e produção de farelo de soja para ração animal. 

Dessa forma, a tendência de suporte e necessidade de novas altas continua. Como explicam analistas, somente preços mais elevados poderiam racionar a demanda pela oleaginosa nesse momento, e as cotações nos atuais níveis não cumprem esse papel. 

Análises gráficas indicam que o vencimento julho conta com um suporte de preços na casa dos US$ 14,45 por bushel e, caso perca esse patamar, pode iniciar um novo processo de quedas. 

Pressão da nova safra

O quadro para as cotações no longo prazo, porém, é diferente. As expectativas para a temporada 2014/15 dos Estados Unidos são muito boas nesse momento e se intensificam a medida que o clima nas principais regiões produtoras do país se mantém favorável aos trabalhos de campo.

Da área estimada para a nova safra - de 32,98 milhões de hectares - 78% já foram plantados até o último domingo, segundo informações do USDA. O número está bem acima dos níveis registrados no ano anterior e acim ainda da média dos últimos cinco anos. Assim, a estimativa do departamento é de que sejam produzidas 98,93 milhões de toneladas. 

De acordo com previsões do instituto climático dos EUA MDA Weather Services, a próxima semana deverá ser boas chuvas no Meio-Oeste norte-americano, o que deve manter a umidade do solo em níveis adequados. Já no norte do Missouri e Iowa o clima seco dá uma trégua e reduz a preocupação com a estiagem que vinha castigando as regiões. 

As condições de clima dentro da normalidade e essas boas expectativas para a produção têm acentuado a pressão sazonal pela qual passa o mercado nesse período do ano. 

Ainda sobre a safra nova, o USDA informou as vendas semanais, nesta quinta-feira (5), em 230,5 mil toneladas, contra 821,1 mil da semana anterior e bem abaixo das expectativas do mercado, que variavam de 500 mil a 1,050 milhão de toneladas.  

Semana de Expectativas

Na próxima semana, o departamento de agricultura traz quatro novos boletins e o mercado espera esses números com ansiedade. Na segunda-feira (9), saem os embarques semanais e o acompanhamento de safras; na quarta-feira (11), o relatório mensal de oferta e demanda e, na quinta-feira (12), as exportações semanais norte-americanas. Além disso, no dia 10 a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) traz seu novo levantamento da safra de grãos do Brasil. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário