MT: Plantio de soja fica proibido na entressafra

Publicado em 11/06/2014 08:05
Pelos próximos 90 dias, de 15 de junho a 15 de setembro, estará vetado em MT o cultivo da oleaginosa. Medida elimina a ‘ponte-verde’

A partir do próximo dia 15, estará proibido o plantio de soja em Mato Grosso, estado líder nacional na oferta do grão. De 15 de junho a 15 de setembro, ou seja, no período de 90 dias, estará em vigor o ‘Vazio Sanitário’, uma medida de defesa vegetal e visa evitar a disseminação da ferrugem asiática, doença fúngica que atinge a lavoura de soja e é disseminada a partir de plantas vivas. A existência de plantas neste período acabam servindo de alimento e de abrigo ao fungo, criando a chamada ‘ponte verde’, que carrega a doença de uma safra para a outra.

Neste ano, para fazer valer o Vazio, a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) está conscientizando, além dos sojicultores, as prefeituras de municípios produtores do grão para o período proibitivo. “Além de estarem impedidos de plantar soja, os produtores devem eliminar a soja guaxa, aquela que nasce de forma voluntária, ao redor das propriedades e nas margens das rodovias e estradas por onde a produção é transportada”, explica o diretor técnico da Associação, Nery Ribas. De forma complementar, a Aprosoja/MT orienta as prefeituras de municípios produtores de soja sobre como proceder nos casos de surgimento de soja em margens de rodovias e no perímetro urbano, originadas de sementes caídas de caminhões, por exemplo.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    De minha parte concordo com esta eliminação necessária da ponte verde,,, inclusive deve se cuidar muito de beiras de estradas e tiguera nas áreas de milho e etc... Melhor prevenir do que remediar. Mas sou favorável à safrinha eventual de meados de Janeiro a meados/final de Junho, principalmente para cumprir algum contrato de grãos visto frustração na safra ou para eventual produção de sementes.

    0