PR: Vazio Sanitário da Soja vai até 15 de setembro

Publicado em 30/06/2014 16:36

No Paraná, o período do Vazio Sanitário da Soja iniciou no dia 15 de junho e vai até 15 de setembro. Nestes 90 dias, nenhum produtor pode ter a presença de plantas vivas de soja na propriedade. Esse período é decretado por lei pelo e faz parte do Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja do Conselho de Sanidade Agropecuária. “O principal objetivo do vazio sanitário é reduzir a incidência da Ferrugem Asiática na soja. Assim, se reduz também a aplicação de agrotóxicos e fungicidas nas lavouras, consequentemente, há menor contaminação ambiental. Também se espera que com menor incidência da doença, a próxima safra tenha uma alta produtividade”, explica o engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Guarapuava, Alexsandro Schiavini.

Haverá, nestes meses, fiscalização constante da Adapar em propriedades da região. Os produtores que não respeitarem a lei, são autuados. Os valores das multas variam de acordo com a extensão do local. “O produtor autuado deve, imediatamente, retirar as plantas. Se assim não fizer, ele pode ser autuado novamente e o valor sobe”, ressalta Schaiavini.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sind. Rural de Guarapuava/PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário