Soja inicia semana em baixa na CBOT com melhores condições de clima no Brasil e nos EUA

Publicado em 27/10/2014 09:18

A semana começa com o mercado internacional de soja registrando mais uma sessão de quedas na Bolsa de Chicago. Depois da forte realização de lucros da última sexta-feira (24), os preços dão continuidade ao movimento negativo e, por volta das 9h50 (horário de Brasília), recuavam mais de 7 pontos nos principais vencimentos negociados na Bolsa de Chicago. O vencimento novembro/14 era cotado a US$ 9,69, enquanto o maio/15, referência para a safra brasileira, valia US$ 9,90 por bushel.

As especulações sobre melhores condições de clima no Meio-Oeste americano contribuem para o tom negativo adotado pelo mercado nesta segunda-feira (27). As previsões do instituto MDA Weather Service, dos EUA, apontam um tempo mais seco pelo menos até o dia 2 de novembro favorecendo os trabalhos de colheita. 

"Não há nenhuma preocupação significativa com a colheita norte-americana nos próximos sete dias, com um cenário predominante de tempo mais seco essa semana", informou o instituto meteorológico. E com isso, de acordo com o analsita de mercado do Rabobank International à Bloomberg, começa a haver uma certeza mais consolidada entre os investidores da grande safra que vem dos Estados Unidos. 

Nesta segunda, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz um novo boletim de acompanhamento de safras e atualiza seu índice de área colhida no Corn Belt. Porém, esses números serão divulgados somente após o fechamento do pregão. 

Ainda hoje, mais cedo, o departamento divulga também os números embarques semanais norte-americanos que, no caso da soja já superam as 5 milhões de toneladas, e também podem mexer com os ânimos do mercado. O ritmo dos volumes embarcados nesta temporada está 24% superior ao registrado nessa mesma época da semana anterior. A demanda, nos últimos dias, tem se mostrado muito presente e vem dando importante estímulo e suporte às cotações no mercado futuro americano. 

O andamento do clima no Brasil também continua presente no radar dos traders e dos investidores. De acordo com a agência de notícias Reuters, uma frente fria que passa pelo Brasil deve trazer chuvas às regiões produtoras de grãos do país, principalmente no Centro-Oeste, até quarta-feira. As previsões são da Somar Meteorologia. 

Segundo o agrometerologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, essas precipitações deverão permitir que os produtores brasileiros retomem o plantio das culturas de verão, uma vez que proporcionaram um aumento dos níveis de umidade do solo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário