MT: Plantio ainda segue defasado em relação ao mesmo período do ano passado

Publicado em 10/11/2014 07:37
Oleaginosa teve período de avanços, tanto no ritmo de plantio, quanto na realização de bons negócios

O ritmo empregado no campo para compensar o atraso no plantio da safra 2014/15, em Mato Grosso, emplacou na semana passada a maior evolução semanal já registrada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea): 26,4 pontos percentuais (p.p.). Até então, o recorde era de 20 p.p., atingido entre os dias 24 a 30 do mês passado. Com a evolução, a cobertura vai a 66,9%, dos mais de 8,8 milhões de hectares previstos para esse ciclo. Mesmo acelerando dia e noite as plantadeiras, o ritmo atual ainda está aquém do registrado no ano passado, quando a semeadura estava concluída em 86% da superfície.

Os turnos dobrados no campo refletem a preocupação do produtor em descontar o atraso da safra, em razão da estiagem sobre o Estado por praticamente todo mês de outubro, seca que paralisou por mais de uma semana os trabalhos. Quanto mais cedo se conseguir finalizar o plantio, mais chances de bom desenvolvimento a planta tem e o produtor assegura área maior para fazer a safrinha em 2015.

Mesmo aproveitando todas as janelas climáticas das últimas duas semanas, com o retorno gradual das chuvas, o produtor segue preocupado com as possíveis consequências dessa lentidão no plantio. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), há temor em relação as consequências do atraso.

Enquanto as plantas se desenvolvem nas lavouras, em estágios diferentes – pelo vasto intervalo de plantio – o produtor se preocupa também com os preços do mercado internacional. Pelo menos nessa semana, sob o embalo da valorização do dólar frente ao real, houve reação, tanto para negócios da safra ‘velha’ como no futuro.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário