Soja: Brasil e EUA tiveram novamente safras recorde em 2014
As condições climáticas estiveram no foco do setor de soja longo de 2014. Em grande parte das regiões produtoras, os receios eram gerados pela estiagem, enquanto que, em Mato Grosso (maior produtor nacional), o excesso de chuva é que preocupava. Segundo colaboradores do Cepea, no balanço, no entanto, o clima foi favorável à cultura, e o Brasil teve mais uma safra recorde, com 86,12 milhões de toneladas de soja.
De farelo, foram produzidas 28,34 milhões t e, de óleo, 7,18 milhões de t, os maiores volumes desde a temporada 2010/11, conforme dados da Conab. Nos Estados Unidos, havia expectativas de estoques baixos ao final da temporada encerrada em agosto, o que de fato ocorreu. Colhendo 91,4 milhões de toneladas na sua temporada 2013/14, o país teve o menor estoque de passagem já visto, de apenas 2,503 milhões de toneladas, segundo dados do USDA.
A Argentina, terceira maior produtora mundial, colheu 54 milhões de toneladas, 9,5% a mais que em 2013, segundo o USDA. O escoamento da safra brasileira, no entanto, continuou esbarrando nas dificuldades logísticas. De modo geral, consumidores globais de farelo de soja apresentaram bom apetite em 2014, e os valores do farelo de soja deram um salto nos Estados Unidos e no Brasil. Por aqui, a média do farelo em 2014 foi a maior (em termos nominais) do histórico do Cepea, iniciado em janeiro de 1999.
0 comentário

Soja do BR tem nova semana de demanda forte e prêmios mantendo curva positiva

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025

DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China

China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção

Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo

Safra 2024/2025 impulsiona movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia