Colheita da soja começa com poucos produtores em Mato Grosso do Sul
Na semana passada alguns produtores iniciaram a colheita da safra 2014/2015 de soja em Mato Grosso do Sul. Por conta da estiagem prolongada que ocorreu em todo o estado no início do plantio, entre setembro e outubro do ano passado, houve um atraso na semeadura da maior parte das lavouras sul-mato-grossenses e isso deve se refletir também na colheita, que deve ser concentrada a partir de fevereiro.
Mesmo os poucos produtores que já iniciaram a retirada dos grãos do campo, estão fazendo o trabalho em áreas pequenas ou talhões cultivados com variedades precoces. Após a colheita dessas áreas eles devem interromper temporariamente os trabalhos e aguardar a finalização do desenvolvimento das lavouras que sofreram atrasos no plantio por conta da escassez de chuvas, para retomá-los.
Em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande, na região norte do estado, o produtor rural Jânio Pinesso, da fazenda Monte Azul, é um dos que iniciou a colheita. Segundo o engenheiro agrônomo, Rodrigo Almeida, que é o responsável técnico pela área, o trabalho começou na sexta-feira (10) e tinha previsão de durar três dias.
Veja a notícia na íntegra no site do G1 MT - Agrodebate
0 comentário
Soja em Chicago encerra a sexta-feira em queda e devolve quase todo o ganho da semana
Venda antecipada da safra de soja do Brasil avança para 22,5%, diz Safras & Mercado
Soja intensifica baixas em Chicago refletindo previsão de chuvas nos EUA e despencada do óleo
Semeadura da soja está atrasada no Paraguai e gera preocupações com a janela de plantio da safrinha, segundo especialista
Reuters: Nova safra de soja do Brasil pode crescer 14%; atraso por seca preocupa pouco
Soja: Grão e derivados operam com estabilidade nesta 6ª em Chicago, após semana volátil, mas positiva