Consultorias reduzem estimativas para soja por falta de chuvas em janeiro

Publicado em 30/01/2015 15:01

LOGO REUTERS

(Por Gustavo Bonato)

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Duas consultorias reduziram nesta sexta-feira suas estimativas para a safra brasileira de soja em função dos prejuízos causados pela falta de chuvas de janeiro.

A Safras & Mercado estimou a colheita de soja do Brasil em 2014/15, que está começando, em 95,02 milhões de toneladas, ante 95,9 milhões da previsão divulgada em dezembro.

Já a Carlos Cogo Consultoria reduziu a projeção para 93,4 milhões de toneladas, ante 95,8 milhões do início de janeiro.

"As quebras já consolidadas na soja estão concentradas no sul de Goiás, oeste do Paraná e algumas regiões do Matopiba, especialmente no Piauí e no oeste da Bahia", disse Carlos Cogo. "Outras regiões, no entanto, mostram produtividades acima da média, como é o caso do Rio Grande do Sul".

Diversas regiões produtoras do país, à exceção do Sul, sofreram em janeiro com um período prolongado sem chuvas, durante fases críticas de desenvolvimento das lavouras.

"Boa parte dessa perda é irreversível. A quebra tende a aumentar ou apenas ficar estável", disse o analista Luiz Fernando Gutierrez Roque, da Safras.

Segundo ele, as principais reduções nas estimativas de produtividade, em decorrência da seca, foram em Minas Gerais, Goiás e oeste da Bahia.

A Safras também projetou colheita total de milho no país nesta temporada em 74,67 milhões de toneladas, ante 75,48 milhões da previsão de novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Em uma recente entrevista que concedi ao site notícias agrícolas,fiz questão de ressalvar que qualquer analista, produtor ou pesquisador que precisasse o percentual da perda da safra de soja estaria chutando mais que o Rivelino ou que o Nelinho,pois as perdas e ganhos de produtividade em soja tem muitas variáveis como: variedades, ciclo,tipo de solo,chuvas ocasionais, e,sobretudo a capacidade da planta de se regenerar,com isto somente na entrega ao armazém que será possível precisar este número,perdas consideráveis existem,mas o número,são outros quinhentos ...Saudações mineiras,uai!

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Que tipo de pesquisa fez a Safras & Mercado para divulgar essa estimativa. Onde e quando entrevistaram produtores para fazer essa avaliação. Qual a amostragem e quantos entrevistaram para divulgar essa estimativa de produção?

    0
  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

    Os números apresentados por Safras & Mercados devem ser vistos com muita cautela por parte do produtor rural, pois não refletem a realidade de área e a situação das lavouras brasileiras, como bem retratam os relatos dos produtores . Para ficarmos num único exemplo, cito a safra de milho verão do Paraná: enquanto o DERAL mostra uma área plantada de 535 mil ha., com redução de 19% frente a safra anterior (13/14), Safras aponta a mesma área, no relatório do dia 26/01/2015, disponibilizados para os assinantes, como sendo de 752 mil ha., uma diferença a maior de 217 mil ha.- "Assim não dá, assim ninguém aguenta..."

    Geraldo Emanuel Prizon

    Coromandel-MG

    0