Sojicultores indicarão prioridades na cooperação técnica com o Banco do Brasil em 2015

Publicado em 02/02/2015 10:06

Dois meses após a assinatura do acordo de cooperação entre o Banco do Brasil, a Aprosoja-MT e a Abiove, no âmbito do programa Soja Plus, de melhoria contínua da gestão da propriedade rural, produtores de soja irão indicar ao BB as suas prioridades para o desenvolvimento da atividade em 2015.

Uma das atribuições do Banco do Brasil, na parceria estabelecida em dezembro, é “apoiar crediticiamente os produtores rurais participantes do programa Soja Plus, diretamente ou via suas cooperativas, ofertando as linhas de financiamento mais adequadas às suas necessidades”. Outras responsabilidades assumidas pelo banco são: contribuir na realização de cursos sobre adequação ambiental, conforme o novo Código Florestal, e sobre construções rurais nas propriedades. O BB também se compromete a divulgar suas linhas de crédito.

A cooperação com o Banco do Brasil será um dos temas do I Workshop de Planejamento Soja Plus 2015, em Cuiabá, no dia 4 de fevereiro, com a participação das entidades que coordenam o Soja Plus: Aprosoja-MT, Abiove, Senar-MT, Famasul, Faemg e Aiba. Estarão presentes, portanto, os quatro estados onde o Soja Plus foi implantado desde 2011: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.

A Aprosoja-MT e o Senar-MT, com a experiência de quatro anos na operação do programa no principal estado produtor, apresentarão o formato de trabalho do Soja Plus no Mato Grosso. Abordarão, por exemplo, como se desenvolvem os cursos sobre legislação e melhores práticas agrícolas, os pré-requisitos para a participação dos produtores e a metodologia de assistência técnica às fazendas. O workshop também analisará como atualizar as ferramentas de gestão: vídeos sobre diálogos diários de segurança relacionados, por exemplo, a trabalho em altura e em ambientes confinados; placas de sinalização, manuais de construção rural, de procedimentos seguros em oficinas mecânicas e sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o novo Código Florestal.

Também serão divulgados, no workshop, os resultados da pesquisa de satisfação dos produtores atendidos pelo Soja Plus. Conforme o relatório de realizações de 2014, 1.443 produtores e gerentes de fazendas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia participaram dos cursos de capacitação sobre saúde e segurança, legislação trabalhista, trabalho em altura, ambientes confinados e gestão rural. No ano passado, também, houve assistência técnica individual em 600 fazendas com orientação sobre gestão ambiental, social e econômica.

A assistência técnica fornecida pelo Soja Plus se destaca pela aplicação de check-list para acompanhamento da gestão da propriedade rural e identificação das melhorias ao longo dos anos. No workshop será analisada proposta de check-list único com 143 indicadores que avaliam o desempenho das fazendas. Serão discutidas sugestões para aperfeiçoar esse modelo.

“O workshop em Cuiabá também planejará seminários regionais e o seminário nacional. Os coordenadores das entidades participantes do Soja Plus irão avaliar novos temas a serem abordados nos cursos e nas visitas técnicas às fazendas”, diz Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abiove

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário