Soja: Chuvas fortes no Maranhão melhoram qualidade das lavouras

Publicado em 03/02/2015 17:55

A semana começou com chuva forte no centro e norte do Maranhão, somente na última madrugada o acumulado de água chegou a 45mm na cidade de Bacabal, foi a maior chuva no município desde o dia 4 de maio de 2014. “O norte do Maranhão é a última região produtora de soja do país a iniciar o plantio. Estas chuvas devem incentivar a aceleração da atividade nos próximos dias”, explica o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira.

O sistema meteorológico responsável por essas chuvas fortes é a Zona de Convergência Intertropical, que funciona para o Nordeste, como as frentes frias funcionam para o Sudeste, ou seja, é um sistema que leva chuvas fortes e generalizadas para a região e atua normalmente nesta época do ano. 

Em São Luís, capital maranhense, a previsão é de chuvas durante os próximos 15 dias, em todos eles haverá chuva fraca em algum momento do dia. Nesse período, o acumulado de água na cidade poderá chegar aos 45mm. Os temporais serão mais intensos na região de Balsas, onde pode chover até 95mm nas próximas duas semanas e em Imperatriz, com volume de até 125mm, a metade do normal para fevereiro todo. 

A umidade do solo no Maranhão ainda é crítica, apenas nas áreas de divisa com o Estado do Tocantins que o nível de água no solo passa de 50%, nas outras regiões está abaixo de 10% e a recuperação deve vir depois das chuvas das próximas semanas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo - Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário