Ferrugem provoca perda “silenciosa” na soja em MT
Enquanto muitos agricultores comemoram o retorno das chuvas e outros já avaliam que esta safra sofre menos ataques de insetos e doenças do que o habitual, a ferrugem asiática age silenciosamente e reduz a produtividade de lavouras de soja do Oeste de Mato Grosso, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo. Os técnicos e produtores da região dizem que o impacto pode ser ampliado pelas chuvas deste mês.
Lançar alertas aos produtores se tornou parte da rotina do agrônomo Emerson Müller, que monitora a produção de 20 mil hectares de soja. Ele conta que, apesar de o número de ocorrências não estar subindo rapidamente, a doença está se alastrando.
A partir do momento em que constata a presença do fungo causador da doença, o produtor parte para a prevenção e os registros deixam de ser notificados. O número de aplicações de defensivos tende a aumentar, elevando custos na reta final do ciclo.
Confira a notícia na íntegra no site do Gazeta do Povo
1 comentário
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Douglas Gehrke Capitão Leônidas Marques - PR
Isso não é uma realidade somente do Mato Grosso, aqui no Oeste do Parana também aconteceram casos assim. No sitio do meu pai estávamos tranquilos quanto aos ataques de insetos não observamos que a ferrugem estava presente na lavoura. Quando vimos que ela estava presente a soja já com quase 50% lourando. Tarde de mais...