INTL FCStone reduz estimativa de produção de soja e milho na safra 2014/15

Publicado em 06/02/2015 09:46
O clima foi um dos principais fatores de impacto na revisão de fevereiro da consultoria

A INTL FCStone revisou nesta sexta-feira (06) sua estimativa de safra de soja e milho no ciclo 2014/15. Segundo atualização serão produzidas 92,8 milhões de toneladas de oleaginosa no Brasil. O número anterior, de 93,5 milhões de toneladas, sofreu decréscimo ocasionado pelo clima. ‘O número é mais baixo do que o verificado no mês anterior, uma vez que a seca de janeiro em algumas regiões do Centro-Oeste prejudicaram as lavouras, especialmente no estado de Goiás e Mato Grosso (este em menor intensidade)’, disse a consultoria em relatório.

Em Goiás, as produtividades observadas no início da colheita são variados e a expectativa é de uma quebra na produção do estado. A INTL FCStone estima produtividade de 2,75 ton/ ha para a localidade. Nas principais regiões goianas produtoras houve uma queda significativa no volume de chuvas em relação ao histórico para o período (com destaque para a região do entorno de Brasília e Goiatuba e alguns municípios adjacentes a Rio Verde), o que acabou prejudicando as plantas que estavam na fase de floração e enchimento de grãos, quando a necessidade de umidade é maior.

A produção do milho deve ficar em 73,4 milhões de toneladas para a safra 2014/15 do Brasil. O número decorre de uma redução das previsões para a safra de verão e aumento para a produção do ciclo de inverno. A queda observada na produção da primeira safra, que ficou em 28,7 milhões de toneladas, é resultado de ajustes de produtividade no sudeste e no centro-oeste, com destaque para Minas Gerais e Goiás. Mais uma vez a estiagem teve seu impacto sobre os números.

Para a segunda safra o aumento da produção estimada, para 44,7 milhões de toneladas, foi resultado da revisão da área. ‘Como os preços do milho se recuperaram desde meados de setembro e praticamente não há outras opções de cultivo na maioria das regiões, a queda de área pode não ser tão grande quanto o estimado anteriormente’, resume.

FCStone reduz estimativa de safra de soja do Brasil 2014/15 para 92,8 mi t

LOGO REUTERS (16408)

SÃO PAULO (Reuters) - A consultoria INTL FCStone estimou nesta sexta-feira a safra de soja do Brasil 2014/15 em 92,8 milhões de toneladas, ante 93,5 milhões da previsão anterior.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone + Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário