Chuvas favorecem desenvolvimento da soja no Rio Grande do Sul
As chuvas ocorridas durante a semana no Rio Grande do Sul, embora esparsas e irregulares, ajudaram a manter a umidade do solo em níveis razoáveis, proporcionando condições satisfatórias para o desenvolvimento da safra de soja. Conforme informações divulgadas nessa quinta-feira (19/02) pela Emater/RS-Ascar, é elevado o percentual de lavouras na fase de enchimento de grão (56%), fase crítica da cultura quanto à necessidade de água e determinante para uma boa produtividade.
Nesse sentido, a previsão do tempo para os próximos cinco dias é altamente positiva para a soja, com a perspectiva de chuvas abundantes em todas as regiões. No Noroeste Colonial, assim como nas Missões – regiões que tradicionalmente plantam mais cedo –, algumas áreas começam a ser colhidas. Atualmente os sojicultores seguem com o monitoramento e controle de eventuais pragas e moléstias, que até agora têm se mostrado em níveis considerados normais e sem maiores consequências em termos de prejuízos.
Para a cultura do milho, o cenário não se modificou de forma significativa durante a última semana. A colheita segue em ritmo considerado normal e sem maiores percalços em relação às condições meteorológicas, atingindo, no momento, 39% do total a ser colhido. As precipitações ocorridas, mesmo que irregulares e de intensidade variada, vieram dar sustentação à umidade do solo, beneficiando principalmente aquelas lavouras ainda em fase de risco (floração e formação do grão).
Os rendimentos obtidos pelos produtores de milho até agora têm se mantido em patamares elevados e acima das estimativas iniciais, o que poderá impulsionar a média estadual, em que pese os rendimentos inferiores que poderão resultar de colheitas em áreas afetadas por eventos climáticos, ocorridos de forma pontual e localizada.
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto