Na Folha: Pesquisadores querem decifrar 'conversas' entre as abelhas e a soja

Publicado em 12/07/2016 07:21
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

As abelhas podem ajudar na produtividade da soja? Vistos, em geral, como vítimas dos novos tempos da agricultura, esses insetos, quando bem tratados, poderiam até elevar a produtividade da oleaginosa no campo.

É claro que os produtores vão ter de fazer a parte deles, principalmente na maneira de ver e de lidar com as abelhas, com destaque no período de floração da soja, que dura de 15 a 25 dias.

O assunto é polêmico e contraditório. Por isso, Embrapa e Bayer uniram forças para buscar respostas sobre as relações entre insetos polinizadores e a cultura da soja. O projeto dura cinco anos.

A maioria dos estudos indica que a soja é autopolinizadora. Ou seja, polinizadores, com as abelhas, não teriam muito efeito sobre a planta.

Mas há estudos que indicam o contrário. Para colocar luz nessa polêmica, as duas empresas montaram esse projeto de pesquisa.

O resultado do trabalho pode indicar caminhos interessantes para a agricultura, segundo Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja e especialista em insetos.

"Até há cinco ou seis anos não se dava importância para a abelha. Ela estava lá, pelo bem ou pelo mal", diz o pesquisador. Mas, a partir de agora, procurase entender melhor esses insetos.

Se a pesquisa indicar que as abelhas são importantes na polinização, elevando a produtividade, o produtor terá de encarar o manejo das lavouras de forma diferente.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Augusto Damaso Major Vieira - SC

    "Se a pesquisa indicar que as abelhas são importantes na polinização, elevando a produtividade, o produtor terá de encarar o manejo das lavouras de forma diferente."... - O PRODUTOR JÁ DEVERIA ESTAR ENCARANDO O MANEJO DE UMA FORMA DIFERENTE!

    17
    • Sergio Aquiles Bellotto Palmital - SP

      O produtor não tem opção de agroquímicos que preserve as abelhas, falar e fácil fazer é q anda dificil

      0
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Se vcs lerem a matéria na íntegra verão textualmente: " Os países importadores de soja poderiam, em períodos de estoques elevados, utilizar esse argumento para impor barreiras ao principal produto de exportação do Brasil, avalia o pesquisador". Mais um desserviço ao produtor brasileiro, que vai ter de usar produtos "certificados" por ongs ou agências européias, ou pior, a malfadada Anvisa ou o ótimo Ministério da Agricultura acabarão por proibir o uso de inseticidas em soja que possas matar as abelhas, como o tal pesquisador fala, na floração. Lá se vão os neonicotinoides e piretróides com ótimo custo-benefício, para alegria da indústria de agroquímicos. O produtor brasileiro e como a Geni da música do Chico, só leva pedrada, pois destrói o meio ambiente, tem escravos, polui a natureza, mata índios e é um malvado capitalista que só pensa no lucro a todo custo, e agora assassino de abelhas.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      de pleno acordo sr. Viganó, a soja não vai deixar de se uma planta autogama por decreto de alguma Ong.

      Espécies autógamas são aquelas nas quais tanto o sexo feminino quanto o masculino estão presentes no mesmo indivíduo, ocorrendo mais frequentemente em plantas.

      Na autogamia, verifica-se a fusão de gametas masculino e feminino em um mesmo indivíduo.

      Ou seja, se auto-fecundam.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Jogam tudo nas costas do produtor, mas nada de redução de impostos, desburocratização e garantias jurídicas sólidas que incentivem o desenvolvimento de novos princípios ativos a custos acessíveis.

      0
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Bem ! A abelha é parte da natureza. Cabe a todos nos , agricultores ou não zelarmos por elas , sem exagero ou extremismo. Hoje em dia o mercado mundial compra o qu tem. Com esta crise vai acabar a frescura das ongs.

      0
    • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

      AS ABELHAS DE FERRÃO SÃO OU NÃO EXÓTICAS???

      0
    • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

      MEUS PRIMOS PLANTAM MARACUJÁ EM LUCAS DO RIO VERDE MT, AS ABELHAS QUE PRODUZEM MEL SÃO INIMIGAS, POIS CARREGAM O POLIM DA FLOR,APLICA-SE UM REPELENTE QUE DURA 15 DD,FAZ-SE A POLINIZAÇÃO MANUAL,POIS TEM MUITA POUCA MAMANGAVAS QUE FARIAM O TRABALHO DE GRAÇA

      0
    • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

      PÓLEM

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      verdade hilário, conheço produtores de maracujá que procuram abelhas em matas, pra não prejudicar a polinização do maracujá.

      conheço apicultores que dizem que alguns milhos com transgenia, ajudam a dizimar a população das colmeias, não sei se realmente tem fundamento.

      1
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Seria uma boa que eles viessem aqui pra decifrar o que conversam o PT com Ministros .do Supremo, mas acho bem mais fácil descobrir e ouvir o que as abelhas combinam...

      2