Abiove convida Aprosoja Brasil para parceria com o Soja Plus

Publicado em 01/08/2016 08:19
Objetivo é a expansão do programa para outros estados sojicultores. Atualmente, o Soja Plus está implantado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais.

O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, foi um dos destaques na reunião de planejamento estratégico da Aprosoja Brasil, no último dia 27, em Cascavel, Paraná.

Por ser um programa que oferece capacitação técnica aos produtores de soja sem onerá-los e sem exigir prazos rígidos para aperfeiçoar a gestão da propriedade, o programa tem tido boa aceitação. É um programa de melhoria contínua de acordo com as possibilidades de investimento dos produtores. Por isso, a Aprosoja Brasil vê com bons olhos a expansão do Soja Plus para outros estados, como Piauí, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás. Diretores da Aprosoja desses estados participaram do evento em Cascavel.

Comentou-se na reunião que o Brasil é líder mundial na utilização de tecnologia agrícola, mas ela não chega aos pequenos e médios produtores. Das 5,2 milhões de propriedades rurais, 4 milhões (77%) não recebem assistência técnica. Há uma enorme carência de profissionais e instituições públicas e privadas especializadas para disseminar, via assistência técnica, todo o conhecimento que o Brasil adquiriu com pesquisa e tecnologia.

Por isso, foi sugerido o envolvimento da parceria do Soja Plus com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR Brasil, que atualmente tem em seu escopo de trabalho o fortalecimento da assistência técnica.

O gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, que coordena o programa em nível nacional, apresentou o Soja Plus, as suas linhas de ação e resultados alcançados nos últimos cinco anos. Já passaram por capacitações teóricas sobre legislação social e ambiental 4800 produtores, e 980 fazendas recebem assistência técnica personalizada. O Soja Plus aplica um check list com 180 indicadores, emite um relatório completo sobre os pontos positivos e frágeis da fazenda e fornece gratuitamente placas orientativas, vídeos sobre diálogo diário de segurança, blocos de controle de entrega de documentos, manual de normas legais, kits de primeiros socorros, manuais sobre o Código Florestal e construções rurais, entre outros materiais.

No seminário de Cascavel, diretores da Aprosoja-MT e Aprosoja-MS, que participam do Soja Plus, testemunharam positivamente sobre os benefícios do programa, que capacita os produtores rurais a aplicar em suas propriedades as rigorosas legislações sobre saúde e segurança no trabalho, além das regras do novo Código Florestal.

O presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, relatou o histórico do Soja Plus, em seu início, em Mato Grosso. O programa nasceu após a saída da Abiove e da Aprosoja-MT do programa de certificação RTRS, em 2009. O Soja Plus foi criado em 2010 e implementado em 2011 com a parceria entre a Abiove e a Aprosoja-MT. Marcos da Rosa apresentou uma visão favorável à expansão do Soja Plus para os estados ainda não atendidos pelo programa.

De acordo com Bernardo Pires, o Programa Soja Plus tem hoje 98% de aceitação por parte dos produtores, é um programa que deu certo e faz muito sucesso.  A intenção da Abiove é realizar a expansão do programa, contudo é necessário formalizar parcerias regionais e buscar patrocinadores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abiove

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário