Condições climáticas podem atrasar o plantio de nova safra da soja no Brasil

Publicado em 13/09/2016 12:37
Depois de sustos com o El Niño, o fenômeno La Ninã será o principal problema dos produtores no início da semeadura

São Paulo, setembro de 2016 – Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção total de grãos será a menor no Brasil desde 2012. Só a soja, uma das principais culturas do país, deve ter uma safra de 95,4 milhões de toneladas, 1% menos do que na anterior. O número preocupa já que o Brasil é considerado o segundo maior produtor mundial do grão, sendo também o segundo maior exportador, atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, a soja também é responsável por mais de 80% da produção de biodiesel, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Um dos fatores responsáveis por essa queda é o clima. De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, as condições climáticas podem atrasar o início da semeadura em 2016. “Embora já tenham sido verificadas algumas pancadas de chuva pelo país, o solo continua muito seco. A chuva vai demorar um pouco para chegar e o plantio pode ser prejudicado no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e nas regiões Norte e Nordeste. Já Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul do Brasil continuam sujeitos à chuvas mais regulares”, explica.

Na safra 2015/2016, o fenômeno El Niño prejudicou a temporada de plantio. Esse ano, com a proximidade do La Niña, os produtores podem enfrentar novos desafios climáticos. “Ela pode interferir atrasando a chuva regular no início do plantio e trazendo chuva acima da média em março. Podemos, ainda, ter um prolongamento das precipitações no final do período úmido, o que deve influenciar negativamente a colheita”, diz. 

Dos três principais estados produtores de soja do Brasil, o Paraná é o único que não será tão afetado. “A região pode ter clima mais favorável, inclusive em relação à temporada passada, quando teve muita chuva”, finaliza.

A Climatempo oferece aos produtores um serviço para se manterem atualizados em relação às condições climáticas. O Agroclima (www.agroclima.com.br) é um canal de consulta meteorológica, com informações para auxiliar diretamente o agricultor na produção das principais culturas do país. O site conta com mapas georreferenciados, recurso que facilita a consulta da informação por município e a identificação de fenômenos que influenciam no plantio, como os próprios El Niño e La Niña, por meio do mapa de TSM (Temperatura da Superfície do Mar).

O portal é totalmente responsivo, podendo ser acessado de qualquer plataforma, incluindo smartphones e tablets. O Agroclima é inteiramente gratuito e tem como objetivo fornecer conteúdo de qualidade e previsões precisas para auxiliar o agricultor em seu planejamento e tomada de decisão.  O canal é, há 10 anos, referência na previsão climática voltada para agronegócios no Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário