MS: Fim do vazio sanitário e antecipação da semeadura da soja

Publicado em 19/09/2016 10:25

Com fim do vazio sanitário da cultura da soja em Mato Grosso do Sul, que vai de 15 de junho a 15 de setembro,os produtores rurais do Estado já podem iniciar a a semeadura da oleaginosa. Mas o agricultor precisa ficar atento a alguns fatores, como as condições de umidade e a disponibilidade de água no solo - se estas estão adequadas para a cultura nesse momento.

No hotsite Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, é possível conferir dados atuais da pesquisa fornecidas pelas estações meteorológicas de Dourados e de Rio Brilhante. Segundo o pesquisador Carlos Ricardo Fietz, da Embrapa Agropecuária Oeste, na região de Dourados, até 14 de setembro, a disponibilidade de água no solo ainda estava um pouco acima de 50% (confira clicando aqui), já próxim à deficiência hídrica (confira clicando aqui). Dourados já está a dez dias se chuva, por isso o produtor preciso ficar alerta, porque a umidade do solo está diminuindo. Até 15 de setembro, a chuva média acumulada pelas estações meteorológicas da Embrapa, em Dourados, foi 2,9 mm de chuva - a chuva média mensal em setembro em Dourados é 104,3 mm (confira os dados de cada mês desde 1979).

Em Rio Brilhante, onde há estação meteorológica desde 2013, devido a parceria entre a prefeitura do município e a Embrapa Agropecuária Oeste, os dados também mostram que, apesar de ter chovido um pouco mais neste mês de setembro, é preciso ter cautela, já que a chuva média mensal de Rio Brilhante é 126.9 mm e o registro de chuva até 15 de setembro é de 8,3 mm, e também está a dez dias sem chuva. Mas a disponibilidade de água no solo ainda está boa, quase 70%. Na região de Rio Brilhante, não há deficiência hídrica até então (confira clicando aqui), mas é preciso ficar atento, já que nesse período há irregularidade na distribuição de chuvas, o que dificulta o estabelecimento da cultura.

Por isso, a antecipação para 16 de setembro pode proporcionar menor probabilidade de obtenção de altas produtividades da soja. Além disso, o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia, também da Embrapa Agropecuária Oeste, alerta que "os prováveis veranicos afetarão a fase mais sensível da soja (formação e enchimento de vagens), e a fase da colheita coincidirá com períodos chuvosos."

Outro fator importante é que ao decidir semear a soja em setembro, o produtor deixa de ter acesso a algumas políticas agrícolas, como o seguro da lavoura e o Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), já que o início do zoneamento agrícola em Mato Grosso do Sul é a partir de 1º de outubro.

Diferentemente do vazio sanitário, o zoneamento agrícola não está estabelecido em lei, mas é um estudo elaborado para diminuir riscos relacionados a fenômenos climáticos, com metodologia validada pela Embrapa e adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O zoneamento é o indicativo da melhor época de semeadura, levando-se em consideração três fatores concomitantes: histórico de dados climáticos da região, características da cultivar e o tipo de solo. Por isso, os pesquisadores ressaltam que o produtor precisa avaliar bem vários fatores e decidir se compensará fazer o cultivo da soja, em Mato Grosso do Sul, antes de outubro.

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Agropecuária Oeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário