China bloqueia exportações argentinas de óleo de soja
A China decidiu bloquear o ingresso de óleo de soja argentino, por motivos ainda desconhecidos, embora a decisão venha logo após a paralisação das obras das represas Jorge Cepernic e Néstor Kirchner na província de Santa Cruz.
Ambas as obras foram assinadas pelo governo de Cristina Kirchner e estimadas em 4,714 bilhões de dólares a um consórcio integrado pela corporação chinesa Gezhouba Group Company e Eletroengenharia S.A.
Desde que Mauricio Macri assumiu, em dezembro de 2015, as obras foram interrompidas com o objetivo de avaliar o custo de oportunidade e o impacto ambiental.
Cabe recordar que a China já havia bloqueado as importações de óleo de soja da Argentina entre abril de 2010 e maio de 2011 como represália às medidas anti-dumping que Kirchner aplicou aos produtos chineses.
No entanto, ao decorrer do ano, foram declaradas exportações de 4,61 bilhões de toneladas de óleo de soja a um valor de 3,180 bilhões de dólares. A maior parte dos envios foi destinada para Índia, Egito, Bangladesh, Peru, Argélia, Irã, entre outros países.
0 comentário
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar