Com calendário adiantado, Paraná já semeou metade da soja prevista para o ciclo 2016/17
Com potencial para produzir mais de 18 milhões de toneladas de grãos na temporada 2016/17, o Paraná adiantou o plantio da soja e já semeou mais da metade da área prevista para a oleaginosa. Em algumas regiões, os produtores já concluíram os trabalhos de semeadura. As informações são da 11ª Expedição Safra, que inicia os roteiros nacionais pelas lavouras paranaenses. A equipe de técnicos e jornalistas vai percorrer o estado para verificar de perto o desenvolvimento da produção, os investimentos em tecnologia e a expectativa dos agricultores para a temporada.
A alteração do calendário agrícola é tendência no país inteiro e ganha força entre os produtores do Paraná. Enquanto no ciclo 2015/16 pouco mais de 35% da área destinada a soja havia sido semeada até meados de outubro, nesta temporada o índice supera 50%. Em Toledo e Cascavel, na região Oeste, e em Umuarama, no Noroeste, o plantio se aproxima do final. Segundo o integrante da Expedição Safra, Antonio Senkovski, os produtores estão adiantando o cultivo da oleaginosa no Sul do Brasil para ganhar desempenho no milho. “Quanto mais cedo for concluída a safra de verão, menores as chances de haver perdas no milho safrinha por ocorrência de possíveis geadas precoces”, explica.
Roteiros
A 11ª Expedição Safra abriu os roteiros de campo pelo Cornbelt, cinturão produtivo de milho e soja nos Estados Unidos da América. Em uma semana, o projeto percorreu os estados norte-americanos de Illinois, Iowa, Indiana, Minnesota e Wisconsin. No Brasil, as viagens têm início pelo Paraná, com visitas a cooperativas e produtores das regiões de Londrina, Campo Mourão, Toledo, Cascavel, Pato Branco, Guarapuava e Ponta Grossa. Na semana seguinte, técnicos e jornalistas seguem para o Centro-Oeste brasileiro para visitar os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto