Imea alerta para possibilidade de colheita adiantada da soja no MT

Publicado em 08/11/2016 07:12

Com o ritmo a campo intenso, a semeadura da nova safra entra na sua reta final em grande parte de MT. Os olhares com relação ao desenvolvimento das plantas e planejamento da colheita já são colocados no radar. Com isso, o Imea realizou a sua previsão do potencial de soja apta a ser colhida em cada semana com base nos percentuais semeados e no ciclo das sementes utilizadas em cada região.

Se forem desconsideradas quaisquer interferências climáticas nos trabalhos a campo, os dados apontam para um potencial adiantamento da colheita em janeiro, diferentemente do ocorrido nos anos anteriores.

Além disso, na primeira semana de fevereiro, a previsão indica algo inédito: a possibilidade de se colher por dia cerca de 250 mil ha, e com a primeira quinzena de fevereiro podendo ter mais de 5,2 milhões de ha de soja já fora do campo.

Apesar das boas perspectivas, um clima adequado no início de 2017 e grande quantidade de máquinas serão determinantes para a consolidação dos dados.

 A semeadura da nova safra de soja avançou para 80,3% em MT e, apesar de a diferença em relação às safras anteriores ter reduzido, segue registrando ritmo inédito para o período em grande parte do Estado.

As únicas exceções ocorrem nas duas regiões mais atrasadas, a nordeste e a norte, mas que, ainda assim, vêm registrando percentuais acima da média dos últimos cinco anos.

As previsões climáticas indicam bons volumes de chuvas durante o desenvolvimento da planta e, aliadas ao ritmo de cultivo bastante adiantado nesta safra, trazem expectativa positiva com relação aos rendimentos a campo da nova safra.

No entanto, cabe salientar que as incertezas continuam, uma vez que a maior produtividade média já registrada no Estado ocorreu em 2011, quando a semeadura apresentou o maior atraso. Além disso, a consolidação de chuvas que não sejam em excesso na colheita é outra variável de peso na nova safra. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário