Greve de funcionários da Receita Federal continua atrasando a entrada de soja paraguaia no Brasil

Publicado em 12/12/2016 09:17

O Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal aumentou a medida de força na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, liberando, a passos quase nulos, os caminhões com cargas de milho, trigo, arroz, soja e casca de soja com destino ao mercado brasileiro.

As consequências da pausa motivaram um atraso nas exportações. Mais de 2 milhões de toneladas de grãos ficariam sem mercado. As perdas econômicas já somam mais de US$40 milhões desde o mês de julho, quando a paralisação se iniciou.

A greve, realizada pelos funcionários da Receita Federal, que pedem por melhores salários, viola o artigo primeiro do Tratado de Assunção, como diz o diplomata Didier Olmedo, diretor geral de Comércio Exterior do Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.

As pedas superaram ampliamente as sofridas até o momento, estimando um prejuízo superior a US$100 milhões sobre os grãos que não podem ser comercializados.

O setor de transporte do Paraguai também foi gravemente afetado, uma vez que não se pôde aproveitar a diminuição no movimento interno de grãos com a grande demanda que existia para levar os produtos ao país vizinho.

A medida de força colocada pelos funcionários da Receita Federal não mostra perspectivas de solução, circunstância que poderia fazer ressentir ainda mais a atividade comercial e os ingressos aduaneiros e, consequentemente, os recursos que a fiscalização precisa para o cumprimento de seus objetivos em área social.

Com informações do 5días

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Genilce Rizzon Rio Grande - RS

    O termo " greve dos funcionários da Receita Federal" não condiz com a realidade. Na Receita Federal não trabalham apenas auditores fiscais..., ali estão os Analistas Tributários, os Previdenciários e os integrantes do PECFAZ.... e estes não estão em greve, e nem em operação tartaruga... Quem, e unicamente, está prejudicando a economia são os "auditores fiscais". Isso por questões não remuneratórias, por um reajuste (que é justo) e por um bônus de eficiência INSTITUCIONAL no valor de 3 a 5 mil reais mensais, que não querem dividir com todos que os contribuem para o atingimento das metas da instituição. Querem deixar de fora os PECFAZ e os previdenciários. Um ato descarado de discriminação e de apropriação do resultado da mão de obra de um todo para beneficiar alguns.

    2