Exportações de soja do Paraguai encerram o ano com bons resultados

Publicado em 27/12/2016 13:32

As exportações de soja em grão do Paraguai alcançaram 5.370.230 toneladas na presente temporada, frente às 4.403.986 toneladas de 2015, o que representa um aumento de 970 mil toneladas a mais, ou 18%. O maior volume obedece também a um volume de produção de soja maior nesta temporada.

Os destinos mais importantes da soja paraguaia são a União Europeia, com uma aquisição de 29% de volume exportado. Em seguida vem a Rússia, com 18%, Turquia, com 13%, Brasil, com 8%, Argentina, com 7%, México, com 6%, África do Sul, com 5%, Israel, com 5%, Coreia do Sul, com 3% e outros destinos com 6%.

Se destaca também a industrialização de soja no país, já que nos últimos anos a moagem triplicou, passando de um processamento de 1,43 milhões de toneladas em 2011 para 4 milhões de toneladas em 2016.

Este ano também buscaram iniciar o processo de renovação do Convênio de Soja Tolerante a Altas Temperaturas no Chaco, com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Também foi desenvolvido um novo projeto para os processos de plantio direto no país, mediante uma aliança entre a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco) e a Federação Paraguaia de Plantio Direto para uma Agricultura Sustentável (Fepasidias).

"Mas, sem dúvidas, o ponto mais relevante foi o excelente ano agrícola, que nos deixou uma boa colheita de soja e de milho e uma das melhores colheitas de trigo dos últimos anos", disse José Berea, titular da Capeco.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ElAgro.com.py

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário