Safra 2016/17 de soja tem maior estresse hídrico desde o ciclo 11/12, aponta INTL FCStone

Publicado em 23/01/2017 09:16

Após um ciclo de soja complicado em 2015/16, destaque para os problemas no Mato Grosso e no Matopiba (região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que apresentou uma produtividade de apenas 2,87 toneladas por hectare, criou-se forte expectativa de recuperação na safra atual. A colheita da safra 2016/17 tem início em meio a expectativa de produtividade recorde, entretanto, a área com estresse hídrico é a maior desde a safra 11/12.

“Embora seja esperada uma recuperação da produtividade de 2,87 toneladas por hectare na última safra, não acreditamos que ela possa se distanciar muito dos níveis verificado entre 12/13 e 14/15”, destaca o Diretor de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Thadeu Silva.

Em análise da consultoria que comparou os dados de precipitação acumulada de 210 municípios que representam 70% da área plantada com soja no Brasil e abrangem todos os estados e regiões de cultivo, 15,7% da área plantada deste ano apresenta precipitações pelo menos 30% abaixo da média histórica, passando dessa forma por algum tipo de estresse hídrico.

“Esse é a maior percentagem de área afetada desde o ciclo 11/12 (que ficou marcado pela forte estiagem na região sul do Brasil). Indo além, 7,5% da área registrou nível de chuvas ao menos 40% mais baixo que o esperado, mais que o dobro do verificado nas quatro safras anteriores”, observa o Diretor Silva.

A parte sul do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e oeste de São Paulo tiveram volume de chuvas bastante reduzidos entre outubro e novembro, afetando as fases iniciais de desenvolvimento – algumas lavouras chegaram a ser abandonadas. Entre dezembro e janeiro as precipitações na região foram mais próximas ao normal, mas é esperado um reflexo sobretudo no número de vagens. A área total afetada responde por cerca de 5% do Brasil e as lavouras afetadas estão na fase final e devem ser colhidas até o meio de fevereiro.

Já o sul goiano sofreu com chuvas irregulares entre outubro e dezembro, afetando as lavouras no final da fase de desenvolvimento e início da floração, abrangendo quase 2% da área plantada do Brasil. Destaque que o desvio na precipitação é mais moderado que nas outras regiões analisadas. A maioria das lavouras se encontra no enchimento de grãos e as precipitações nas próximas semanas são chave para a recuperação parcial.

Por fim, o oeste da Bahia é o epicentro de uma estiagem que começou em dezembro e persiste até hoje, que afeta também áreas do leste do Tocantins e sul do Piauí. As lavouras estavam na fase inicial de desenvolvimento e foram bastante afetadas, com relato de abandono de áreas.

“Ainda restam pelo menos dois meses para a colheita e pode haver recuperação parcial, a previsão para as próximas duas semanas é de bons níveis de chuvas nas áreas afetadas, acima de 100 milímetros”, resume Silva, da INTL FCStone.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • José Padilha Curitiba - PR

    Quanta groselha falou esse analista! O mato grosso ta sofrendo para colher por causa de chuva, o paraná ta com produtividade de 3,4 tons por hectare, brasil com safra record de 104 milhões de toneladas e o cara vem me falar isso?

    11
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Caro Valdir... se o analista que fez um belo discurso com números variados etc., falasse que o seu bla bla representa uma produção de 100 milhoes de tons. (ou mais ou menos, enfim que falasse quanto....) mas não paparicou... papagaiou e nada disse de objetivo..

    5
  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

    Muito boa a analise e os comparativos... Entre todas divulgações em relação a clima se perspectivas, na minha opinião é a mais próxima da realidade.

    0