Processamento da soja no MT fica abaixo do potencial
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que Mato Grosso encerrou a safra 15/16 de soja com um total esmagado de 8,2 milhões de toneladas. Esse valor, que é um pouco acima ao da média dos últimos cincos anos, (8,1 milhões de toneladas), ainda não reflete todo o potencial do Estado.
“Isso porque a capacidade não utilizada das indústrias em funcionamento apresentou aumento se comparada à de 2015, mesmo com a margem bruta de esmagamento em 2016 se apresentando como a segunda melhor em relação aos últimos cinco anos e também a 2015”.
Conforme o instituto, o principal vetor do recuo no esmagamento esteve relacionado à quebra de safra, que reduziu a disponibilidade do grão de soja em Mato Grosso, e que teve como foco de demanda as exportações, registrando volume recorde em 2016. “Para a safra 16/17, mesmo com a expectativa de demanda externa aquecida, se espera que a falta de grãos no Estado não seja um empecilho em 2017, ficando o esmagamento atrelado mais às oscilações da margem bruta das indústrias”.
Leia notícia na íntegra no site Mato Grosso Econômico
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira