Processamento da soja no MT fica abaixo do potencial

Publicado em 01/02/2017 14:10

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que Mato Grosso encerrou a safra 15/16 de soja com um total esmagado de 8,2 milhões de toneladas.  Esse valor, que é um pouco acima ao da média dos últimos cincos anos,  (8,1 milhões de toneladas), ainda não reflete todo o potencial do Estado.

“Isso porque a capacidade não utilizada das indústrias em funcionamento apresentou aumento se comparada à de 2015, mesmo com a margem bruta de esmagamento em 2016 se apresentando como a segunda melhor em relação aos últimos cinco anos e também a 2015”.

Conforme o instituto, o principal vetor do recuo no esmagamento esteve relacionado à quebra de safra, que reduziu a disponibilidade do grão de soja em Mato Grosso, e que teve como foco de demanda as exportações, registrando volume recorde em 2016. “Para a safra 16/17, mesmo com a expectativa de demanda externa aquecida, se espera que a falta de grãos no Estado não seja um empecilho em 2017, ficando o esmagamento atrelado mais às oscilações da margem bruta das indústrias”. 

Leia notícia na íntegra no site Mato Grosso Econômico

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mato Grosso Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário