Quase 3 mil produtores argentinos receberão de volta 5% dos direitos de exportação sobre a soja
Cerca de três mil produtores do norte da Argentina serão beneficiados com a devolução de 5% das taxas de exportação (retenciones) sobre a soja. Esses produtores fazem parte do chamado "Plano Belgrano" do Governo Nacional.
A partir do mês de março, o sistema de compensações começará a valer para os produtores das províncias de Salta, Jujuy, Formosa, Santiago del Estero, Tucumán, Corrientes, Misiones, Catamarca, La Rioja e Chaco.
A normativa foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do país e alcançará a todos os produtores, sobre quase os 50% da produção da oleaginosa nessas províncias, por um montante de quase AR$1 milhão.
Programa regional
A medida, anunciada pelo presidente Maurício Macri e pelo ministro Ricardo Buryaile no último mês de outubro, faz parte do Programa para o Fortalecimento das Economias Regionais, que contempla ainda um fundo para o financiamento de planos sanitários e melhora de capital para os produtores, a devolução dos direitos de exportação das economias regionais e a retirada dos 0,5% mensais a partir de março de 2018 dos direitos de exportação sobre a soja.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja