Produtores do Norte da Argentina são pegos de surpresa por limite na devolução de direitos de exportação sobre a soja

Publicado em 21/02/2017 14:19

Em 3 de outubro de 2016, o presidente da Argentina, Maurício Macri e o ministro da Agroindústria do país, Ricardo Buryaille, fizeram um anúncio de que 5% das taxas de exportação, as chamadas "retenciones", sobre a soja seriam devolvidos a produtores de dez províncias do Norte que integram um projeto de crescimento do governo, o Plano Belgrano.

Porém, as surpresas começaram a chegar para os produtores. Neste momento, não foi falado que haveria restrições em matéria de produção para o benefício. Na semana passada, quando a medida foi formalizada no Diário Oficial, foi publicado também que a devolução seria feita apenas para as 2000 toneladas vendidas da oleaginosa.

Logo, a Associação de Produtores de Grãos do Norte (Prograno) entrou com algumas críticas à medida do Governo e Buryaile entrou em contato por telefone com o presidente da entidade, Ezequiel Vedoya.

"Se o governo nacional busca estimular a produção em nossa região, as medidas devem incluir a todos por igual", disse a entidade. "Desejamos que a palavra seja cumprida", acrescentou a Prograno, pedindo a revisão e a correção da medida.

O Governo se mostrou surpreso com as críticas dos produtores. Na conversa com Vedoya, o ministro Buryaile concordou em realizar um encontro pessoal para debater as condições. Ele também apontou que a medida alcança mais da metade das 5.161.888 toneladas que são colhidas nestas províncias.

Vedoya, no entanto, disse também que "havia sido gerada uma expectativa e os produtores plantaram mais hectares depois do anúncio. Era um incentivo. Queremos que seja revisado e seja igual para toda a produção, assim como o anúncio feito em 3 de outubro".

Em Salta, pouco mais de 60% dos produtores receberiam o benefício sobre 100% de sua produção de soja, mas há 40%, que são responsáveis por 70% da produção na província, que não receberiam a compensação sobre 100% de sua produção, justamente por exceder o limite.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário