Por conta das chuvas, colheita de soja poderá ter complicações na Argentina, diz especialista

Publicado em 23/02/2017 09:33

As condições para o início da nova colheita de soja na Argentina, em alguns setores do pampa úmido, poderão se complicar devido à persistência de chuvas em níveis importantes.

Assim informou ao jornal argentino La Nación o meteorologista da Consultoria de Climatologia Aplicada, Germán Heinzenknecht.

"No terceiro mês do ano, devemos ter máximas de chuvas na zona agrícola núcleo. Estamos falando de chuvas entre 130 a 150mm. Dependendo de como elas vierem, esse volume de água poderia afetar os solos", disse o especialista.

Para Heinzenknecht, "há muitos setores vulneráveis aos excessos hídricos". Ele lembra que não são poucas as áreas das províncias do centro que quebraram a barreira dos 400mm e com um cenário de chuvas normais em diante estaríamos em condições de antecipar a persistência de solos saturados e, em alguns corredores, excessos e alagamentos.

Logo, ele alerta para que alguns setores das províncias da região central planejem estratégias para uma colheita em condições que apresentarão dificuldades de solo. No entanto, apesar desses problemas, "muitas áreas da zona núcleo têm um potencial de rendimento muito satisfatório".

O mês mais forte para a colheita é maio, mas em meados de março algumas zonas já estarão colhendo o cultivo.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário