Paraguai: soja perde qualidade e rendimento com chuvas no departamento de Itapúa, mas colheita ainda deve ser recorde

Publicado em 13/03/2017 09:32

No Paraguai, em contraposição a todas as previsões climáticas, o noroeste do departamento de Itapúa recebeu, semanas atrás, um excesso de chuvas que ocasionou em perdas de 12% em rendimento de soja e de cerca de 7% nos preços recebidos pela baixa qualidade dos grãos, informou Rubén Zoz, presidente da Cooperativa Naranjito, da colônia Naranjito.

O líder da cooperativa explicou que a baixa por excesso de umidade é perceptível em comparação ao rendimento das parcelas que foram colhidas antes das chuvas. Ele também comentou que, depois das chuvas, os grãos também mudaram de aparência e que a carga de caminhões pesa menos, apesar de estar cheia.

"São aplicados alguns descontos por grãos de má qualidade. A baixa é notada na diferença que tem uma variedade antes da chuva e depois da chuva, sendo que elas foram plantadas na mesma data, com os mesmos cuidados culturais, mas pesando 500kg a menos", disse.

A colheita da safra 2016/17 avançou lentamente no departamento devido às pausas forçadas pelas constantes chuvas.

A expectativa é enorme, no entanto, por conta dos altos rendimentos alcançados, que permitiriam estimar uma colheita recorde a nível país de cerca de 10 milhões de toneladas para este ano, segundo previsões da União de Grêmios da Produção (UGP).

O Uruguai também deverá ter uma colheita recorde de soja, de 3 milhões de toneladas, o que fará com que o grupo de produtores da América do Sul supere este ano as 170 milhões de toneladas, representando mais de 50% da produção mundial.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diario 5días

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário