Embrapa lança cultivar de soja indicada para regiões frias do sul do Brasil

Publicado em 24/03/2017 07:57

Na terça-feira (21/03), a Embrapa lançou a cultivar de soja BRS 6203RR, indicada para as regiões frias do Sul do Brasil. A solenidade contou com a visita de produtores de sementes e lideranças na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. Desenvolvida através da parceria Embrapa Trigo, Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado, a cultivar BRS 6203RR tem o objetivo de aliar produtividade e amplitude na janela de semeadura. A época recomendada inicia em outubro e se estende até 30 de novembro, permitindo tranquilidade ao produtor no ajuste das operações de semeadura em função do tempo e da otimização do maquinário.

O ciclo 6.2 também garante melhor adaptação em diferentes locais, com indicação de cultivo para as regiões 101, 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1. De acordo com a Embrapa Trigo, o produtor precisa adequar a implantação da lavoura conforme as características de cada região: “Em regiões mais quentes, pode-se trabalhar com 10 plantas por linha, mas nas regiões mais frias é preciso aumentar a densidade para 15 plantas por metro linear”, orienta o pesquisador Mércio Strieder. Outro diferencial da BRS 6203RR é o bom desempenho em área úmidas, permitindo o cultivo de soja em rotação com o arroz irrigado na Metade Sul. Detalhes agronômicos da cultivar estão disponíveis no site da Embrapa.

Depoimentos

“A BRS 6203RR é uma opção bem interessante para o produtor. Não podemos depender apenas da soja Intacta, é preciso diversidade de tecnologias na lavoura para melhor segurança do produtor”, afirma o Presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Jair Dutra Rodrigues.

“A nossa preferência é por cultivares de ciclo precoce, mas vejo a nova cultivar como a melhor opção no mercado para cultivo em áreas úmidas” avalia o produtor de sementes Tarcísio Cereta, que espera colher mais de 70 sacos/ha nos 25 hectares que estão em multiplicação de sementes em Sobradinho, RS.

Em Lagoa Vermelha, RS, o produtor Paulo Vasconcellos implantou a lavoura de BRS 6203RR no final da época recomendada, após a saída do trigo. “Sem pressa para colher o trigo, pois sabemos que a cultivar pode esperar sem comprometer o rendimento final”.

Após visita às novas linhagens que estão em experimentação nos campos da Embrapa Trigo, o produtor Leandro Van Ass mostrou-se satisfeito com as promessas do melhoramento de soja: “Ficamos otimistas com um futuro promissor nas pesquisas com soja na Região Sul”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário