Custo da soja em MT recua pela primeira vez na série histórica

Publicado em 04/04/2017 07:16

Em Mato Grosso a comercialização da safra 17/18 ainda não teve início, e os possíveis cenários em torno da rentabilidade da nova safra estão ainda incertos.

Do lado positivo, o custo médio ponderado pela comercialização dos insumos apresentou pela primeira vez na série histórica do Imea (safra 13/14) redução anual, pautado, sobretudo, na queda do dólar.

No entanto, analisando os preços para a safra 17/18, a paridade de exportação para mar/18 indica redução nos preços do grão no próximo ano, saindo de R$ 66,19/sc na média do preço de comercialização da safra 16/17 até o momento, para R$ 55,71/sc em 2018.

Esta queda torna necessária uma produtividade de 50,6 sc/ha para “cobrir” o custo variável da nova safra, sendo esta a maior produtividade necessária no comparativo com as safras anteriores. Devido às incertezas em torno tanto dos preços quanto da produtividade, ao que tudo indica, a nova safra tende a apresentar grandes desafios ao produtor. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário